O papel de variáveis individuais e contextuais no envolvimento em jogos de lotaria instantânea em adolescentes portugueses

• António Luís Cardoso Araújo (Aluno)

Os jogos de lotaria instantânea são uma modalidade de jogo a dinheiro que na última década tem vindo a crescer rapidamente a nível nacional. Este tipo de jogo possui algumas caraterísticas que o diferenciam. No entanto, a sua acessibilidade a adolescentes a baixo da idade legal de jogo em Portugal torna esta modalidade de jogo ideal para explorar os comportamentos de jogo a dinheiro nos adolescentes. O presente estudo contou com 224 adolescentes, alunos do 10º ano de escolaridade de escolas da área metropolitana do grande Porto. O objetivo deste estudo foi explorar o papel de variáveis individuais e contextuais no envolvimento em jogos de lotaria instantânea. Obtiveram-se resultados que indicam um maior envolvimento das participantes do género feminino nos jogos de lotaria instantânea, comparativamente aos participantes do género masculino. O papel dos pares e dos familiares revelou-se importante relativamente ao envolvimento dos adolescentes em jogos de lotaria instantânea. Averiguou-se que indivíduos que se envolvem em jogos de lotaria instantânea têm, tendencialmente, pares que se envolvem nesta modalidade de jogo. O mesmo se verifica em relação aos familiares, ou seja, indivíduos que se envolvem em jogos de lotaria instantânea tem também, tendencialmente, familiares que se envolvem nesta modalidade de jogo.
Data do prémio15 jul 2022
SupervisorPedro Dias (Supervisor) & Vitor Teixeira (Co-Orientador)

• Adolescentes
  • Familiares