O papel do enfermeiro no cuidado integrado à pessoa em situação crítica

  • Andreia Filipa Ribeiro Baptista Oliveira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente relatório é o culminar do percurso académico inserido no Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa. Tem como objetivo retratar e descrever as experiências vividas durante o período de estágio, sob a forma de reflexão crítica e enquadrá-las no processo de aprendizagem. Este, deve ser analisado com base nas competências reconhecidas ao Mestre e Enfermeiro Especialista, durante a prestação de cuidados de enfermagem integrados à pessoa e família. Estruturalmente encontra-se dividido em dois capítulos distintos, mas complementares, dado o caráter contínuo e sequencial do período de estágio. Tem como temas centrais o papel do Enfermeiro na Prevenção e Controlo de Infeção e no Processo de Doação de Órgãos. O Capítulo I, reflete o percurso realizado até ao momento, onde é feita uma breve menção à experiência profissional anterior e ao período de estágio decorrido no 1ºano do Curso de Mestrado, pela sua importância na definição de objetivos e expectativas para o percurso que agora finda. Em simultâneo, serve de base sustentadora, a partir das qual se evoluiu na reformulação e aprofundamento do conhecimento e pensamento. Por fim, são também exaltadas as competências e habilidades, que estas vivências conferiram ao exercício da profissão. Realça-se aqui, as competências inerentes à gestão de prioridades, resposta atempada e melhoria contínua da qualidade em articulação com a atuação na prevenção e controlo de infeção, através da apresentação de uma proposta de otimização da abordagem a doentes portadores de Carbapenemases resistentes aos Carbapenemos. O Capítulo II, explora o período de estágio, mediante os Domínios de Competência Comuns do Enfermeiro Especialista. Neste ponto, são explanados os objetivos mais pertinentes desenvolvidos durante o contato, associados a uma análise crítico-reflexiva sustentada em fundamentações teóricas, acerca das atividades realizadas. Estas, são em determinadas situações descritas e examinadas sob a forma de casos clínicos e/ exemplos práticos, de forma a facilitar a análise e compreensão. Dentro das principais aprendizagens, destaca-se o desenvolvimento da assertividade da ação e resposta, alicerçadas em competências de juízo critico no desenvolvimento de soluções diferenciadas, no cuidado à pessoa e família. A par, e como principais contributos referem-se os trabalhos realizados nas áreas de Prevenção e Controlo de Infeção e Aprendizagem Profissional, através do desenvolvimento de um instrumento de auditoria para monitorização e caracterização das práticas e da realização de uma Revisão da Literatura, sobre as estratégias utilizadas pelos enfermeiros para melhorar a comunicação com os familiares dos dadores de órgãos, respetivamente. A abordagem aos objetivos e atividades, sob a forma de relatório escrito, permite uma reflexão profunda sobre as competências e habilidades adquiridas durante este percurso, capazes de capacitar e fundamentar a tomada de decisão e consequentemente otimizar e aperfeiçoar a prestação de cuidados, em segurança e qualidade, nas intervenções profissionais futuras. Por fim, fruto da reflexão realizada, sessão levantadas hipóteses relativamente aos próximos objetivos profissionais, numa procura contínua pela diferenciação e perícia profissional.
Data do prémio29 jun. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSílvia Patrícia Fernandes Coelho (Supervisor)

Keywords

  • Cuidado integrado
  • Pessoa em situação crítica
  • Controlo de infeção
  • Doação de órgãos

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

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