Resumo
O desenvolvimento da Internet veio trazer muitas mudanças e adaptações aos meios de comunicação, incluindo a imprensa. Consequência das alterações que ocorreram na imprensa digital, os jornais adaptaram-se, começando dar uso à Internet e às redes sociais como forma de partilhar os seus conteúdos, obter mais informações de diferentes fontes e criar uma maior ligação com o seu público. Foram vários os jornais que ao longo do tempo criaram os seuswebsites e contas nas redes sociais, a exemplo do Jornal Público. A presente dissertação tem como problema de estudo as práticas jornalísticas, do jornal
Público, de disseminação de conteúdos e estratégias nas redes sociais. Procura-se responder à seguinte pergunta de investigação: “De que forma as redes sociais são utilizadas pelo Jornal Público na divulgação de notícias e na comunicação com o seu público?”. A pertinência desta investigação prende-se com o facto de o uso de redes sociais no jornalismo ser relativamente recente e pouco estudado acerca de jornais portugueses, e com o facto de a presença do
jornalismo nas redes sociais aumentar o debate na esfera pública, tema importante neste estudo. O objetivo desta investigação é contribuir para um melhor entendimento do uso das redes sociais pelos media portugueses, contribuindo para se ter uma visão deste tema acerca do meio nacional, fornecendo uma perspetiva portuguesa sobre o tema e relacioná-la não só com o papel jornalístico nas redes sociais mas também do papel das redes sociais no jornalismo. Para realizar este estudo de caso qualitativo foi feita uma aproximação teórica e revisão de literatura que engloba três temáticas deste estudo: a Internet e o jornalismo; as redes sociais; e as redes sociais e o jornalismo. Após o enquadramento teórico, procedeu-se a uma metodologia
qualitativa onde fez-se a observação e monitoramento de publicações e comentários no Instagram do Público em quatro meses escolhidos; foi realizada uma entrevista semiestruturada à editora das redes sociais do jornal. Procedeu-se depois a uma análise de conteúdo de todo o material recolhido ao longo do estudo. Os principais resultados indicam que as redes sociais são utilizadas pelo Público na partilha de publicações de cariz informativo sobre temas relevantes para a sociedade, sendo na sua maioria sobre política e economia. Conclui-se também que existe interação do público através de comentários e gostos, criando-se um espaço de debate e discussão sobre os temas publicados, temas esses de interesse público, apesar de não haver interação da parte do jornal.
Data do prémio | 17 jan. 2024 |
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Idioma original | Portuguese |
Instituição de premiação |
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Supervisor | Isadora Ataíde Fonseca (Supervisor) |
Keywords
- Jornalismo
- Redes sociais
- Portugal
- Esfera pública
- Jornal Público
Designação
- Mestrado em Ciências da Comunicação