O papel do marketing interno no desenvolvimento e sucesso de uma empresa
: estudo de caso : Sociedade Central de Cervejas e Bebidas

  • Maria Leonor Silva Féria de Almeida (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação variante de Marketing e Publicidade da Universidade Católica de Lisboa e no seguimento da concretização de um estágio curricular na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas. Este relatório pretende contribuir para uma melhor compreensão sobre o conceito marketing interno e sobre a sua utilização num ambiente empresarial. Esta análise tem como ponto de partida o estágio realizado, durante seis meses, na área de marketing, onde foi possível acompanhar e colaborar na execução do plano de ações internas da marca Sagres Radler. De uma forma geral, esta investigação pretende estudar a possível relação entre as ações de marketing interno e a satisfação dos colaboradores, que posteriormente poderá influenciar o seu desempenho dentro da organização. Para o presente estudo optámos pela utilização do inquérito por questionário, pela realização de duas entrevista e pela descrição do estágio e consequentes observações. Através da análise realizada é possível verificar que quando as ações internas são bem executadas, quando cumprem o seu papel, os colaboradores sentem-se mais próximos das marcas/produtos da empresa, sentem que conhecem a empresa, assim como se sentem envolvidos e como uma prioridade para a organização em questão. No caso específico da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, verificou-se que as ações de marketing interno estão a cumprir o seu objetivo e que existe um bom ambiente interno, onde os colaboradores, de uma forma geral, demonstram estar satisfeitos, motivados e orgulhosos. O tema abordado no presente trabalho torna-se pertinente, principalmente para a área da comunicação, por se tratar de uma questão ainda pouco explorado em Portugal. A área do marketing interno foca-se, essencialmente, nos colaboradores que são responsáveis por conquistar e fidelizar clientes, assim como por representar a empresa. Caso os colaboradores se sintam satisfeitos e motivados, é provável que transmitam esse sentimento de satisfação aos clientes.
Data do prémio19 mar. 2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCarla Ganito (Supervisor)

Keywords

  • Marketing interno
  • Comunicação interna
  • Motivação
  • Satisfação
  • Colaboradores
  • Clientes internos

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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