O papel do nutricionista numa empresa portuguesa de retalho

• Inês Lobato Pereira de Sousa (Aluno)

O presente documento foi escrito segundo o formato de relatório de estágio e descreve as atividades realizadas pela autora, enquanto parte integrante na Equipa de Nutrição da Direção de Qualidade e Investigação, da empresa Sonae MC. A Sonae MC é uma empresa do grupo Sonae, líder no setor do retalho alimentar em Portugal. Esta empresa trabalha diariamente para fornecer aos seus clientes a melhor oferta de produtos possível. O retalho e a indústria alimentar têm um papel fundamental na oferta alimentar disponibilizada aos cidadãos e na criação de ambientes alimentares saudáveis, daí a importância da presença de nutricionistas nas equipas destas empresas, especialmente no que toca ao apoio no desenvolvimento de novos produtos. A Equipa de Nutrição da empresa Sonae MC atua em três áreas distintas, sendo que as atividades realizadas durante o estágio foram inseridas nas mesmas. Na área de Produtos de Marca Própria (MP)/Frescos/BIO houve uma participação ativa no desenvolvimento e no processo de reformulação e de otimização nutricional dos produtos da Marca Própria, das categorias de Charcutaria e Bio&Saudável, que correspondeu a 1738 rótulos analisados, e no apoio no desenvolvimento de uma nova gama de suplementos alimentares. Na área de Projetos de investigação e inovação a Equipa despoletou projetos de investigação e inovação relevantes para o negócio e para melhoria dos produtos e serviços. Ao longo do estágio houve oportunidade para desenhar e implementar um projeto sobre aditivos alimentares e importância do clean label e sobre aplicações de e-commerce relacionadas com a temática da nutrição. Na área da Literacia Nutricional e Comunicação o trabalho consistiu no desenvolvimento de duas infografias, sobre as temáticas do veganismos e tendências alimentares, com o objetivo de capacitar os colaboradores da empresa sobre estes temas, e ainda o cálculo nutricional de 84 receitas para a revista partilhada mensalmente com os clientes. Após término do estágio, ficou claro que o papel de um nutricionista numa empresa de retalho é essencial para o crescimento da mesma e para garantir que chegam aos consumidores os melhores produtos a nível nutricional. Para além disso, conclui-se que os objetivos propostos no início do estágio foram atingidos, e que as atividades realizadas permitiram o crescimento profissional e pessoal da autora.
Data do prémio27 dez. 2023
SupervisorMayumi Thaís Fernandes de Delgado (Supervisor) & Ana Maria Gomes (Co-Orientador)

• Retalho
  • Nutrição