O papel do storytelling na ativação da comunicação intergeracional
: geração de confiança e criação de conhecimento

• Ana Duarte Guerreiro (Aluno)

Neste estudo propomo-nos a compreender o papel do storytelling na geração de confiança e criação de conhecimento para ativação da comunicação intergeracional. Esta última, nem sempre facilitada, devido a diferenças de valores, perspetivas, objetivos, fases de vida, e por vezes juízos de valores pré-concebidos entre os seus membros, pode ter impacto na produtividade organizacional. Isto porque, se considerarmos a economia dos nossos dias, altamente assente no valor do conhecimento, entendemos como este último precisa ser constantemente renovado, partilhado e criado, para que não se torne obsoleto. Contudo, se os colaboradores não confiarem nos seus colegas, independentemente de pertencerem ou não à mesma geração, a partilha e criação do conhecimento entre si pode ficar afetada com repercussões para a organização. Quando se confia partilha-se e ao partilhar-se, a informação e o conhecimento multiplicam-se, dando lugar à inovação. O storytelling, como uma ferramenta de comunicação, que se encontra entre nós desde tempos imemoriais, através de uma forma natural, simples e emotiva de transmitir uma mensagem, sela ela qual for, revelou-se como um meio passível, por nós, de investigação, para entender a sua influência numa comunicação mais envolvente, aberta e humanizada entre colegas de diferentes gerações, num mercado em mudança.Suportados numa análise qualitativa realizámos entrevistas semiestruturadas a profissionais integrados no mercado laboral, nas áreas de Comunicação Organizacional, Recursos Humanos e Consultoria. Pretendemos, assim, compreender na perspetiva de quem lida diariamente com a gestão de pessoas, a sua comunicação e formas de a melhorar, como encaram o relacionamento interpessoal entre colaboradores de diferentes gerações, seja na sua organização seja nas realidades que acompanham, bem como descobrir o que tem vindo a ser desenvolvido nesse sentido. Adicionalmente, desenvolvemos uma análise documental a conteúdos publicados em revistas on-line de Recursos Humanos, para entender como tem vindo a ser divulgada a ferramenta de storytelling em contexto laboral, para que fins, e com que resultados.
Data do prémio18 mar 2021
SupervisorJosé Manuel Seruya (Supervisor)

• Comunicação intergeracional
  • Storytelling