O relatório de estágio, à semelhança do Portfolio funciona como um instrumento que potencializa a reflexão das práticas, assegurando a construção do conhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional. Auxilia o meu crescimento, já que o objectivo da sua redacção é que se leia mais e reflicta sobre o que se leu, bem como amplia a procura de respostas, baseada na reflexão. A realização deste relatório reuniu trabalhos por mim realizados, o que permite acompanhar o meu próprio desenvolvimento, bem como analisar, avaliar, executar e apresentar o resultado das actividades desenvolvidas num determinado período, onde arquivei e apresentei as evidências das habilidades, atitudes e conhecimentos definidos. Neste sentido, seleccionei conteúdos a serem transcritos para este relatório reflexivo e assumi a responsabilidade da minha aprendizagem, indicando critérios de qualidade e parâmetros para crítica do meu próprio trabalho, bem delineados nos objectivos gerais e específicos. Procedi a uma avaliação criteriosa do trabalho desenvolvido, em comparação com o trabalho previsto, com base no sentido crítico e na capacidade de autoavaliação. Foi desenvolvido no âmbito do Curso de Pós-Licenciatura EEMC e tem como objectivos descrever de forma clara e concisa os objectivos delineados e as actividades realizadas para os atingir nos módulos I, II e III, bem como as competências do enfermeiro especialista em médico-cirúrgica, adquiridas nos mesmos. O módulo II foi creditado, tendo por base a experiência de 5 anos na área de cuidados intensivos, permitindo transpor para os módulos em estágio contributos, conhecimentos, e competências já adquiridas. Os módulos I e III foram realizados nos serviços de Urgência e VMER/SIV/Bloco Operatório, respectivamente, sendo que no módulo I foi dada ênfase à prestação de cuidados, formação e comunicação com doente/família e no módulo III foi dado relevo à prestação de cuidados em contexto pré-hospitalar, pré e pós-cirúrgico, integração na equipa, reflexão na prática e metodologia de trabalho na assistência ao doente. Será feita uma análise crítica dos principais aspectos tratados, considerações sobre a aprendizagem, contributos, dificuldades e limitações.A aquisição de competências baseou-se nos momentos de aprendizagem, sendo que os contextos clínicos permitiram mobilizar os conhecimentos adquiridos durante o curso, com apoio na pesquisa bibliográfica. Foi imprescindível a reflexão na acção e sobre a acção, o que permitiu construir um novo saber de cariz mais prático. O enfermeiro, enquanto profissional, tem o dever de manter actualizados os seus conhecimentos, revendo de forma sistemática as suas práticas, de forma a manter e optimizar as suas competências.
Data do prémio | 2012 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Jorge Melo (Supervisor) |
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O percurso da especialização em enfermagem médico-cirúrgica
Antunes, R. M. C. S. (Aluno). 2012
Tese do aluno