O percurso de uma identidade profissional
: de um egotismo afetivo à profissionalidade encontrada

  • Maria de Fátima Reimão Nogueira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente trabalho intitulado, O Percurso de uma Identidade Profissional: De Um Egotismo Afetivo À Profissionalidade Encontrada é um relatório reflexivo, teoricamente fundamentado, do período da carreira profissional que se encontra compreendido entre os anos de 1981 e 2011. Nele se retratam as transformações da Escola do nosso tempo – enquanto instituição e organização, mas também relativas à profissão docente, à pedagogia e às oportunidades de desenvolvimento profissional encontradas e/ou a encontrar – que se constrói com avanços e recuos no quadro sócio-político que as condiciona, bem como a forma como os docentes vão respondendo a estas alterações. A questão-problema que deu mote ao relato de natureza autobiográfica enuncia-se da seguinte forma: Em que medida a ausência de supervisão se repercutiu no percurso profissional e na qualidade do exercício da docência e do desempenho dos cargos desempenhados? O relatório é constituído por três andamentos, encontrados a partir de um símile de natureza musical. No primeiro andamento são esclarecidas questões de carácter afetivo, pedagógico e avaliativo, em torno do período correspondente ao início da carreira em causa, sem ter havido formação inicial que tivesse preparado o sujeito de enunciação para enfrentar a realidade da Escola e da Educação em Portugal. No segundo andamento problematiza-se a respetiva profissionalização e os normativos legais que a suportaram. No terceiro andamento são objeto de retrato os desafios emergentes em nome de uma nova utopia. Isto mesmo devido às alterações constantes de política educativa a que as escolas/professores estiveram e estão sujeita(o)s nos últimos anos a esta parte, nomeadamente ao nível da gestão e autonomia das escolas, da avaliação docente e da alteração curricular. Decorrente deste esforço de autoanálise surge a tomada de consciência da importância da supervisão pedagógica como ação promotora de mudança das práticas letivas, em consequência do desenvolvimento pessoal e profissional.
Data do prémioset. 2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria do Céu Roldão (Supervisor)

Keywords

  • Supervisão pedagógica
  • Desenvolvimento profissional
  • Ausência de supervisão
  • Profissionalidade
  • Avaliação
  • Currículo
  • Afetividade
  • Didática

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

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