O presente trabalho foi realizado com o objetivo de mensurar a influência que a conta oficial de Facebook da Força Aérea Brasileira (FAB) exerce no processo de captação de potenciais candidatos aos respectivos cursos de carreira da instituição. Medições realizadas nos últimos cinco anos pelo Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) indicam variações no número de candidatos inscritos, fato em si relevante e suficiente para motivar o estudo de caso em questão, o qual se restringe à análise das interações sociais realizadas no âmbito da Fan Page da FAB, bem como de seus agentes. Nesse contexto, o estudo reflete uma corrente filosófica predominantemente positivista, de maneira que se fez coerente envidar procedimentos quantitativos em maioria, sem descartar a possibilidade de qualitativos em algumas ocasiões. Assim, inicialmente, foram realizadas pesquisas bibliográficas que promoveram um plano de fundo científico indispensável à proposta de uma tripla análise do objeto – com relação a uma nova geração de indivíduos, “participativos”; com relação ao meio online ou ciberespaço; e com relação à tecnologia (e softwares) em uso nos dias de hoje (a Internet e os novos media), caracterizados por uma apropriação livre e personalizada. Por conseguinte, o corpus de análise foi estruturado com recurso a pesquisas documentais - aos arquivos do DEPENS e também à Fan Page da FAB (vide Facebook Insights) – e inquéritos aplicados aos alunos de primeiro ano das escolas de carreira da instituição em tela.
Data do prémio | 22 nov. 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Nelson Ribeiro (Supervisor) |
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- Facebook
- FAB
- Captação
- DEPENS
- Internet
- Fan page
- Ciberespaço
- Mestrado em Ciências da Comunicação
O poder das novas redes sociais: um estudo de caso da conta oficial de Facebook da Força Aérea Brasileira
Ribeiro, M. A. A. (Aluno). 22 nov. 2016
Tese do aluno