O portefólio reflexivo na formação inicial de docentes
: uma visão triangular

  • Ana Sofia Ricardo Mendes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O objetivo principal da presente investigação é estudar o uso do portefólio reflexivo no âmbito da formação inicial de professores, indagando, junto dos mesmos, de que forma o portefólio é percecionado como uma ferramenta potencializadora de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Partindo de uma revisão da literatura específica sobre profissionalidade docente; supervisão pedagógica; portefólio, reflexividade e desenvolvimento profissional docente e da recolha de dados empíricos pretendeu-se, através deste estudo de caso, desenvolver um trabalho que permitisse compreender vários olhares sobre o uso do portefólio reflexivo na formação inicial de docentes: o olhar dos professores em formação inicial, inexperientes em matéria de utilização do portefólio; o olhar de professores que, já não estando num processo de formação inicial, utilizaram esta ferramenta nessa fase da sua formação profissional e ainda o olhar das supervisoras da prática pedagógica em contexto de formação inicial. Concluímos ainda, com esta investigação, que a utilização do portefólio reflexivo pode efetivamente dar resposta à necessidade de se implementarem dinâmicas de desenvolvimento profissional que favoreçam a criação de verdadeiras comunidades de aprendizagem profissional (Bolívar, 2012) que promovam uma reflexão sistemática sobre as práticas docentes, com melhorias visíveis ao nível das aprendizagens de todos os elementos que dela fazem parte. No entanto, não é possível ignorar que a relação entre a teoria e a prática se assume, frequentemente, como uma relação não imediata, pois que influenciada por uma série de constrangimentos de ordem individual, organizacional e até mesmo política. Por este motivo, a prática profissional nem sempre corresponde às linhas orientadoras dos processos de formação académica de docentes.
Data do prémio2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorIlídia Cabral (Supervisor)

Keywords

  • Portefólio reflexivo
  • Supervisão pedagógica
  • Reflexividade
  • Formação inicial
  • Prática docente

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

'