Resumo
Neste trabalho de investigação teve-se em consideração duas linhas de investigaçãointerrelacionadas, por um lado, a “comunicação/fluxos de informação na organização”
(dimensão 1), compostos nomeadamente pelas subdimensões “partilha de estratégias e
de materiais pedagógicos”, “papel das TIC na comunicação”, “qualidades da
comunicação” e “participação e tomada de decisão”, e, por outro, os estilos de liderança
exercidos em cada uma das escolas analisadas.
Utilizou-se uma metodologia qualitativa, através da análise horizontal interpretativa dos
discursos, sentidos e representações das vinte e cinco pessoas entrevistadas (entrevistas
semiestruturadas) que foram feitas a três diretores, doze coordenadores e dez
professores de três escolas da zona norte do país: uma escola secundária TEIP, que se
candidatou recentemente a um contrato de autonomia, e dois agrupamentos TEIP, já
com contrato de autonomia.
Da análise das entrevistas conclui-se que, na escola A, a liderança é percebida pelos
professores entrevistados como tendencialmente autocrática; na escola B, não se
observa uma tendência clara, uma vez que os dados contêm alguns elementos próprios
de uma liderança democrática e outros de uma liderança autocrática; e, na escola C, a
liderança é percebida pelos professores entrevistados como tendencialmente
democrática.
Data do prémio | 31 mar. 2015 |
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Idioma original | Portuguese |
Instituição de premiação |
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Supervisor | José Matias Alves (Supervisor) & José Pedro Amorim (Co-Orientador) |
Keywords
- Comunicação
- Escolas TEIP
- Estilos de liderança
- TIC
Designação
- Mestrado em Ciências da Educação