O processo comunicativo e os estilos de liderança em escolas TEIP e com contrato de autonomia

  • Filipa Pereira Araújo (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Neste trabalho de investigação teve-se em consideração duas linhas de investigação
interrelacionadas, por um lado, a “comunicação/fluxos de informação na organização”
(dimensão 1), compostos nomeadamente pelas subdimensões “partilha de estratégias e
de materiais pedagógicos”, “papel das TIC na comunicação”, “qualidades da
comunicação” e “participação e tomada de decisão”, e, por outro, os estilos de liderança
exercidos em cada uma das escolas analisadas.
Utilizou-se uma metodologia qualitativa, através da análise horizontal interpretativa dos
discursos, sentidos e representações das vinte e cinco pessoas entrevistadas (entrevistas
semiestruturadas) que foram feitas a três diretores, doze coordenadores e dez
professores de três escolas da zona norte do país: uma escola secundária TEIP, que se
candidatou recentemente a um contrato de autonomia, e dois agrupamentos TEIP, já
com contrato de autonomia.
Da análise das entrevistas conclui-se que, na escola A, a liderança é percebida pelos
professores entrevistados como tendencialmente autocrática; na escola B, não se
observa uma tendência clara, uma vez que os dados contêm alguns elementos próprios
de uma liderança democrática e outros de uma liderança autocrática; e, na escola C, a
liderança é percebida pelos professores entrevistados como tendencialmente
democrática.
Data do prémio31 mar. 2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJosé Matias Alves (Supervisor) & José Pedro Amorim (Co-Orientador)

Keywords

  • Comunicação
  • Escolas TEIP
  • Estilos de liderança
  • TIC

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

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