O processo criativo da direção de fotografia no documentário

• Catarina Pereira Torcato David (Aluno)

Nesta dissertação é abordado o trabalho desenvolvido pela direcção de fotografia no género documentário, focando-se no processo até à gravação do filme. O diretor de fotografia inicia a sua função a partir do momento em que lhe são apresentadas as condições e o argumento, e desde logo desenvolve um pensamento baseado na sua experiência e conhecimento técnico para conseguir reproduzir uma imagem final adequada. Para isto se conseguir é necessário encontrar o melhor trabalho estético, que implica criatividade por parte do diretor de fotografia. Esta fase tem uma série de parâmetros que influenciam o resultado final, logo demonstra o cuidado dado por parte do diretor de fotografia ao que está a filmar. Isto não é, no entanto, feito da mesma forma por todos, e essa reflexão é a que vai ser apresentada, baseada numa pesquisa bibliográfica e filmográfica, na construção de duas entrevistas, e também na descrição da produção do projeto final Vozes da Crise, realizado por Luís Pedro Monteiro.
Data do prémio2013
SupervisorAdriano Nazareth (Supervisor) & Carlos Ruiz Carmona (Supervisor)

• Estética
  • Documentário