O presente Relatório tem como objeto de estudo a análise, interpretação e reflexão sobre o processo de integração de um jardim de infância autárquico num agrupamento de escolas de um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP). Através do recurso a diferentes modelos, teorias e imagens organizacionais, procura-se explicitar o comportamento da instituição e dos fenómenos de ajustamento e mudança desenvolvidos no seu interior, bem como os processos organizacionais de construção, reconstrução e articulação da ação dos agentes educativos. Da análise efetuada sobre as imagens organizacionais de escola presentes nos diferentes contextos, uma autarquia e um Território Educativo TEIP, pretende-se de algum modo verificar de que forma a existência de diferentes imagens e modelos se refletiu na organização da instituição. As escolas devem orientar a sua ação no sentido de um trabalho cooperativo e de equipa, da prestação dos melhores serviços às crianças e famílias, da exigência de qualidade, assentes em processos reflexivos e articulados com a sua missão educativa. A influência das pressões internas e externas exercidas no jardim de infância por dois modelos de gestão diferenciados, uma autarquia e um TEIP, nem sempre são consentâneas com estas indispensabilidades, o que obriga os atores educativos a uma postura de maior consciencialização sobre os desafios que as dinâmicas educativas exigem. É com base numa abordagem metodológica de teor qualitativo, centrada na narrativa autobiográfica que se realiza esta reflexão.
Data do prémio | 21 jan. 2014 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | José Matias Alves (Supervisor) & José Pedro de Melo Rosa Amorim (Co-Orientador) |
---|
- Jardim de infância
- Imagens organizacionais
- Gestão
- Mudança
- Reflexão
- Aprendizagem
- Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar
O processo de integração de um jardim de infância autárquico num agrupamento de escolas TEIP: imagens, rostos e identidades
Santos, M. C. D. A. M. D. (Aluno). 21 jan. 2014
Tese do aluno