O processo de internacionalização
: o caso Silampos

  • Pedro Jorge Magalhães Pinto de Sousa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar o processo de internacionalização de uma empresa portuguesa, nomeadamente procurando entender as motivações que estiveram na base desse processo e como é que este se foi desenrolando, ao longo dos anos. Para isso foi usado, como caso de estudo, a Silampos, uma empresa que consideramos representativa de um vasto grupo de empresas portuguesas de média dimensão. Desde a fundação esta empresa, que produz louça metálica, passou sensivelmente duas décadas a desenvolver a sua atividade em Portugal, tornando-se líder incontestável do mercado nacional, e consolidando uma marca sobejamente conhecida e familiar a todos os portugueses. Passado este tempo, dá um passo decisivo no seu crescimento, começando a vender nos mercados internacionais. Para realizar este estudo, confrontou-se o processo de internacionalização da Silampos com três das principais teorias explicativas da internacionalização das empresas: o modelo OLI, o modelo de Uppsala e o modelo das redes industriais. À partida, todos estes modelos pareciam, por diferentes motivos, poder explicar com sucesso a experiência da Silampos. Da análise realizada, pode, no entanto, concluir-se que o modelo das redes industriais é o que melhor explica este processo de internacionalização, pela importância que a rede de contactos da empresa assumiu. Além disso, a investigação parece também demonstrar que a rede de contactos será importante para outras empresas, semelhantes à Silampos em termos de dimensão e recursos, uma vez que este parece ser um caminho natural para o início ou aprofundamento da sua atividade internacional.
Data do prémio2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa

Designação

  • Mestrado em Marketing

Citação

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