O processo de internacionalização e adaptação de formatos televisivos em Portugal
: estudo de caso “A Máscara”

  • Cindy Alves Tomé (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente estudo procura entender como é que os formatos televisivos se internacionalizam e adaptam ao contexto sociocultural de um território global. Através do estudo de caso do formato “A Máscara”, originalmente “Mystery Music Show: King of Masked Singer” (na Coreia do Sul), a presente investigação apoia-se numa metodologia mista com recurso à análise de conteúdo e à observação não participante direta, de modo a serem detectadas as semelhanças e diferenças entre a as duas versões do formato; posteriormente foram realizadas entrevistas a dois produtores do formato (um nacional e outro inglês) sendo estas trabalhadas e analisadas através de uma análise temática. Deste modo, não só foi possível perceber que o formato chegou a Portugal devido ao seu sucesso comprovado entre as audiências, como também entendemos que os elementos da estrutura deste foram adaptados conforme as normas culturais portuguesas, tendo sido incorporadas componentes do “glamour” ao programa, garantindo que é oferecido à audiência um espetáculo musical com humor. Desta investigação concluiu-se que o formato desempenha um papel importante no mundo globalizado em que vivemos. Para além de permitir encontros culturais e apelar ao sentimento de pertença nacional das audiências, é perceptível que o mercado de formatos, outrora unidirecional, está gradualmente a modificar-se e a encontrar outros ponto de origem, voltando-se cada vez mais para os países asiáticos.
Data do prémio25 jan. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCatarina Duff Burnay (Supervisor)

Keywords

  • Formato Televisivo
  • A Máscara
  • Globalização
  • Internacionalização
  • Glocalização
  • Adaptação
  • Onda coreana

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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