O processo de order-picking no retalho online
: análise e sugestões de melhoria do processo de orderpicking da Auchan Retail Portugal

• Lídia Félix Araújo (Aluno)

Com o surgimento da era digital torna-se indispensável que as estratégias e objetivos das empresas estejam coerentes com essa realidade. A COVID-19 acelerou todo o processo de adaptação das empresas ao mundo digital, gerando grandes desafios para os retalhistas. Dentro do setor do retalho, o processo de order-picking detém um peso significativo nos custos do modelo de e-commerce. Deste modo, este estudo focou-se na resposta à seguinte questão: “O que poderá ser implementado para tornar o processo de order-piking mais eficiente?”. Esta questão foi estudada no contexto do estágio curricular realizado na loja Auchan da Maia. Através de uma análise detalhada do processo de order-picking desta loja, foi possível identificar oportunidades de melhoria. Na sequência desta identificação foram elaboradas propostas de melhorias com vista a uma maior eficiência do processo de order-picking, tendo algumas destas propostas sido implementadas: uma nova localização e um documento com um tutorial sobre a utilização das pistolas de picking e com todos os procedimentos e regras do orderpicking. Contudo, por mais que se melhore o processo de picking em loja, com o crescimento contínuo das vendas online este processo a longo prazo não será viável. Ainda assim, como atualmente este mercado ainda não detém um peso significativo nas vendas da loja física, não se justificou uma restruturação no processo, já que as melhorias implementadas permitiram ganhos de eficiência no curto prazo.
Data do prémio11 jul. 2022
SupervisorAna Lourenço (Supervisor)