Ao observar o cinema mundial, vemos que Hollywood é quem tem uma maiorinfluência a nível de audiências, expansão comercial e mercado. No entanto, existetambém um certo cinema Europeu que vale a pena ser reconhecido mundialmente. Estaafirmação faz-nos colocar uma série de perguntas: O que faz com que o Cinema Europeu,especificamente o cinema Português, não tenha tanto sucesso como o de Hollywood anível de abrangência comercial? É uma situação actual ou já é algo que se tem observadoao longo das últimas décadas? De que forma é que o produtor cinematográfico podeinfluenciar este acontecimento? Estas questões levam-nos a tentar compreender quais asvariantes que existem, quer nacionalmente, quer internacionalmente, que influenciam ouinfluenciaram a adesão do(s) público(s) e a compreensão dos filmes por parte da(s)audiência(s).Esta dissertação está igualmente ligada ao Projecto Final de Mestrado em Som eImagem, especialização em Cinema e Audiovisual: a curta-metragem de ficção “Artur”.Neste projecto assumi o cargo de Produtora, e como tal, serviu como base para a aplicaçãoda investigação acerca do papel do produtor cinematográfico no contexto audiovisual nacional e internacional.Portugal está a crescer do ponto de vista da produção de filmes e a fazer notar-se no mundo cinematográfico. Feito que há muito ansiava por alcançar, por isso é necessário perceber de que forma se pode aproveitar este acontecimento, de maneira a poder dar a conhecer mais material cinematográfico nacional.Quantidade não significa qualidade, mas quanto mais quantidade houver, mais experiência existe, melhor performance há e, por isso, é muito provável que um maior número de filmes de qualidade sejam produzidos.
Data do prémio | 2011 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Carlos Sena Caires (Supervisor) & Carlos Ruiz Carmona (Supervisor) |
---|
- Produção cinematográfica
- Cinema europeu
- Cinema português
- Cinema de Hollywood
- Audiências
- Divulgação
- Estratégias
- Desafios
- Primeiro cinema
- Segundo cinema
- Terceiro cinema
- Artur
O produtor no contexto audiovisual nacional e internacional: desafios e soluções
Sousa, M. M. A. C. (Aluno). 2011
Tese do aluno