O presente relatório insere-se no âmbito da conclusão do Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa e está dividido em duas partes: o Relatório da Prática Profissional e o Projeto de Intervenção Pedagógica. O relatório da prática profissional aborda o percurso realizado enquanto professor estagiário dos Grupos profissionais M17 e M32 (piano e classe de conjunto) na Academia Fernandes Fão (AMFF) apresentando uma descrição detalhada das aulas assistidas e ministradas, dos objetivos e das estratégias de ensino implementadas durante o curso, assim como uma avaliação feita pelo próprio mestrando e pela comunidade educacional envolvida. O Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) foi implementado durante o segundo período do ano letivo 2022-2023. O objetivo foi o de apoiar os alunos de piano do curso secundário do Ensino Artístico Especializado (EAE) no seu estudo individual do instrumento. O PIP levou em consideração as necessidades dos alunos e adaptou estratégias didáticas ao perfil de cada um dos participantes, visando promover maior autonomia no estudo. Quatro alunos participaram na atividade, que consistiu em preparar de forma autónoma a peça lírica "Matrosenlied" op. 68 de Edvard Grieg, com o suporte de tutoriais em vídeo fornecidos pelo professor ao longo de nove semanas na plataforma Google Classroom, para além de acompanhamento do processo nas aulas presenciais. A ferramenta didática foi desenvolvida devido à identificação prévia da falta de autonomia e motivação dos alunos para o estudo individual, especialmente após o período pandémico que modificou substancialmente o paradigma do ensino artístico através do ensino à distância e aulas assíncronas.
Data do prémio | 27 set. 2023 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Nuno Luís Caçote da Silva (Supervisor) |
---|
- Estudo em casa
- Métodos de ensino
- Vídeo tutorial
- Música
- Piano
- Mestrado em Ensino da Música
O professor em casa: o tutorial como apoio ao estudo na prática do piano em casa
Visintainer, S. (Aluno). 27 set. 2023
Tese do aluno