O professor num contexto de liderança
: valores, liderança e influência no ensino superior civil militar

  • Ana Catarina Carvalho Gomes da Silva Napierala Ribeiro (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Apesar de ter surgido como um tema específico para as organizações empresariais, políticas e militares, a liderança contempla atualmente cada vez mais áreas, adaptando-se em larga escala ao quotidiano. Uma das áreas onde os conceitos e teorias de liderança têm sido aplicados é a educação. A figura do gestor das escolas, que é normalmente um professor com alguma experiência, tem sem dúvida um papel de destaque, pois lidera determinada instituição escolar. Este, através do seu exemplo, pode demonstrar o tipo de clima organizacional que pretende ter na sua instituição. Paralelamente, o professor também se encontra numa posição de influência sobre os alunos, através dos seus comportamentos e forma de comunicar. Desta forma, algumas teorias de liderança podem aconselhar e/ou explicar a eficácia de determinados comportamentos no contexto de sala de aula, com o objetivo de melhorar a sua performance enquanto transmissor de conhecimentos importantes para a formação do aluno e também enquanto educador, levando os alunos a atingirem os objetivos propostos com satisfação e empenho. Como exemplo ilustrativo da influência que o professor pode ter nos seus alunos, esta investigação apresenta um estudo realizado em duas instituições de ensino universitário, inquirindo professores e alunos acerca dos valores morais que ambos consideram mais importantes para que haja um clima que favoreça o ensino e, consequentemente, um bom funcionamento da sala de aula.
Data do prémio9 abr. 2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorFernando Ilharco (Supervisor)

Keywords

  • Liderança
  • Educação
  • Influência
  • Comunicação
  • Instituição Educação pública
  • Instituição de educação militar

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

'