Apesar de ter surgido como um tema específico para as organizações empresariais, políticas e militares, a liderança contempla atualmente cada vez mais áreas, adaptando-se em larga escala ao quotidiano. Uma das áreas onde os conceitos e teorias de liderança têm sido aplicados é a educação. A figura do gestor das escolas, que é normalmente um professor com alguma experiência, tem sem dúvida um papel de destaque, pois lidera determinada instituição escolar. Este, através do seu exemplo, pode demonstrar o tipo de clima organizacional que pretende ter na sua instituição. Paralelamente, o professor também se encontra numa posição de influência sobre os alunos, através dos seus comportamentos e forma de comunicar. Desta forma, algumas teorias de liderança podem aconselhar e/ou explicar a eficácia de determinados comportamentos no contexto de sala de aula, com o objetivo de melhorar a sua performance enquanto transmissor de conhecimentos importantes para a formação do aluno e também enquanto educador, levando os alunos a atingirem os objetivos propostos com satisfação e empenho. Como exemplo ilustrativo da influência que o professor pode ter nos seus alunos, esta investigação apresenta um estudo realizado em duas instituições de ensino universitário, inquirindo professores e alunos acerca dos valores morais que ambos consideram mais importantes para que haja um clima que favoreça o ensino e, consequentemente, um bom funcionamento da sala de aula.
Data do prémio | 9 abr. 2015 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Fernando Ilharco (Supervisor) |
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- Liderança
- Educação
- Influência
- Comunicação
- Instituição Educação pública
- Instituição de educação militar
- Mestrado em Ciências da Comunicação
O professor num contexto de liderança: valores, liderança e influência no ensino superior civil militar
Ribeiro, A. C. C. G. D. S. N. (Aluno). 9 abr. 2015
Tese do aluno