O presente estudo, intitulado “O programa da disciplina de Instrumento-piano do curso secundário artístico especializado da música: um contributo de revisão didática”, inscreve-se na problemática do currículo da música e na sua operacionalização didática e pretende ser um contributo para o aperfeiçoamento do atual programa. Neste sentido, fez-se uma análise e reflexão críticas, em especial do programa da experiência pedagógica de 1971 (8º grau), guiadas pela necessidade de uma alteração do quadro concetual, tendo em conta a tradição de ensino de instrumento-piano em Portugal e outra tipologia contemporânea de sociedade, lógica de escola e trabalho curricular. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, centrada num estudo de caso, foi realizada no Centro de Cultura Musical (CCM), durante 8 meses (desde setembro de 2013 a abril de 2014). As técnicas utilizadas para a recolha e produção de dados foram: a observação direta e a pesquisa documental e as técnicas de análise, tratamento e interpretação dos dados privilegiados foram: a análise de conteúdo das fontes consultadas e das reflexões críticas produzidas no decorrer da investigação, sobre as práticas pedagógicas pessoais e dos pares. O resultado é uma proposta programática, para os três anos da disciplina de instrumento-piano, dentro de um paradigma de currículo que integra os modelos ecológico, construtivista e sócio crítico. O programa inclui propostas de atividades, numa perspetiva construtivista da aprendizagem, e de sugestões de instrumentos de avaliação formativa, que valorizam a avaliação alternativa, mais autêntica e participativa a utilizar na autorregulação das aprendizagens pelos alunos e de provas de avaliação instrumental baseada numa didática específica do instrumento.
Data do prémio | 6 nov. 2014 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Fonseca (Supervisor) & Luísa Orvalho (Co-Orientador) |
---|
- Ensino artístico especializado da música
- Ensino de instrumento-piano
- Programa de piano de nível secundário
- Mestrado em Ensino de Música
O programa da disciplina de instrumento-piano do curso secundário artístico especializado da música: um contributo de revisão didática
Lima, C. M. T. D. (Aluno). 6 nov. 2014
Tese do aluno