O objeto deste estudo foi estudar o Projeto Educativo Municipal, enquanto modelo de intervenção educativa e formativa, desenhado localmente e como instrumento privilegiado de uma política educativa concelhia, apresentando-se como uma nova forma de governação em que os cidadãos têm o direito de participar e decidir localmente nos assuntos que lhe dizem respeito, porque são estes que melhor conhecem a realidade local e as aspirações da comunidade, nomeadamente a comunidade educativa. A partir de um trabalho que podemos considerar de reconstituição da “memória” do Projeto Educativo Municipal, num passado ainda muito recente, pretendemos perceber se o mesmo deu contributos para uma política educativa local, mais coerente, mais articulada, mais participada e mais orientada para um serviço distintivo de educação. Enquadrou-se este estudo numa abordagem qualitativa, tendo sido o estudo de caso a estratégia mais adequada à presente investigação. O objetivo do estudo não é estabelecer conclusões generalizadas, mas estudar e conhecer uma realidade concreta. Recorremos a várias fontes de informação tais como registos documentais, inquérito por questionário (membros da Equipa Técnica PEM, Observatório PEM e Comissão Permanente do Conselho Municipal de Educação) e narrativa autobiográfica. Do estudo efetuado, resulta a evidência genericamente assumida pelos diversos atores de que a construção do Projeto Educativo Municipal pode permitir lógicas de participação e capacitação alargadas, contribuindo para melhores estratégias de desenvolvimento local.
- Política educativa concelhia
- Democracia participativa
- Compromisso
- Conhecimento
- Projeto educativo municipal
- Doutoramento em Ciências da Educação
O projeto educativo municipal: lógicas de participação e desenvolvimento locais
Simão, C. M. F. R. (Author). 9 dez. 2019
Tese do aluno