O projeto educativo municipal
: lógicas de participação e desenvolvimento locais

  • Celeste Maria Ferreira Riachos Simão

Tese do aluno

Resumo

O objeto deste estudo foi estudar o Projeto Educativo Municipal, enquanto modelo de intervenção educativa e formativa, desenhado localmente e como instrumento privilegiado de uma política educativa concelhia, apresentando-se como uma nova forma de governação em que os cidadãos têm o direito de participar e decidir localmente nos assuntos que lhe dizem respeito, porque são estes que melhor conhecem a realidade local e as aspirações da comunidade, nomeadamente a comunidade educativa. A partir de um trabalho que podemos considerar de reconstituição da “memória” do Projeto Educativo Municipal, num passado ainda muito recente, pretendemos perceber se o mesmo deu contributos para uma política educativa local, mais coerente, mais articulada, mais participada e mais orientada para um serviço distintivo de educação. Enquadrou-se este estudo numa abordagem qualitativa, tendo sido o estudo de caso a estratégia mais adequada à presente investigação. O objetivo do estudo não é estabelecer conclusões generalizadas, mas estudar e conhecer uma realidade concreta. Recorremos a várias fontes de informação tais como registos documentais, inquérito por questionário (membros da Equipa Técnica PEM, Observatório PEM e Comissão Permanente do Conselho Municipal de Educação) e narrativa autobiográfica. Do estudo efetuado, resulta a evidência genericamente assumida pelos diversos atores de que a construção do Projeto Educativo Municipal pode permitir lógicas de participação e capacitação alargadas, contribuindo para melhores estratégias de desenvolvimento local.
Data do prémio9 dez. 2019
Idioma originalPortuguese
SupervisorJosé Matias Alves (Supervisor) & Ilídia Cabral (Co-Orientador)

Keywords

  • Política educativa concelhia
  • Democracia participativa
  • Compromisso
  • Conhecimento
  • Projeto educativo municipal

Designação

  • Doutoramento em Ciências da Educação

Citação

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