O projeto ESRAD-ensino secundário recorrente a distância
: avaliação e propostas de evolução do ponto de vista organizativo e pedagógico: estudo de caso

  • José Manuel Pais Martins (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O ensino recorrente é uma modalidade de formação de adultos. O ESRAD - Ensino Secundário Recorrente a Distância é uma modalidade especifica de frequência do ensino recorrente a distância. Pretende-se assim resolver o problema de potenciais alunos impedidos de concluir o ensino secundário, por estarem afastados das escolas ou por questões profissionais, sendo uma oferta escolar oferecida a adultos e jovens adultos, espalhados por todas as áreas geográficas de Portugal e com uma progressiva frequência de alunos no estrangeiro. Esta modalidade é baseada no ensino síncrono diário por videoconferência suportado numa plataforma numa plataforma de conteúdos. Perante esta realidade os alunos e professores terão papeis diferentes dos assumidos no ensino presencial. Como se trata de uma modalidade formal de educação de adultos parte-se da apresentação da educação de adultos em termos globais, com enfâse para o processo português, enquadrando o ensino recorrente nas várias perspetivas da educação e formação de adultos. Sendo uma modalidade de formação a distância, enquadra-se o projeto nas grandes linhas de evolução do e-learning, enquanto ensino a distância com meios eletrónicos, refletindo-se sobre o conceito de B-learning que é previsto assumir no ESRAD. Pretende-se determinar essencialmente o impacto do projeto nos alunos finalistas e que terminaram o primeiro ciclo de 3 anos do projeto e que frequentaram uma das escolas sede do projeto ESRAD situada no interior do país e que recebe alunos de todas as regiões geográficas Para a sua realização utilizou-se um modelo de avaliação que parte do contexto, da avaliação dos “Inputs”, da avaliação do processo identificando resultados e determinando a sua eficácia, encontrando formas que possibilitem a melhoria do sistema.
Data do prémio29 nov. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJosé Matias Alves (Supervisor)

Keywords

  • Escola
  • Educação de adultos
  • Ensino recorrente
  • Ensino a distância
  • Pedagogia do elearning

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

'