O ensino recorrente é uma modalidade de formação de adultos. O ESRAD - Ensino Secundário Recorrente a Distância é uma modalidade especifica de frequência do ensino recorrente a distância. Pretende-se assim resolver o problema de potenciais alunos impedidos de concluir o ensino secundário, por estarem afastados das escolas ou por questões profissionais, sendo uma oferta escolar oferecida a adultos e jovens adultos, espalhados por todas as áreas geográficas de Portugal e com uma progressiva frequência de alunos no estrangeiro. Esta modalidade é baseada no ensino síncrono diário por videoconferência suportado numa plataforma numa plataforma de conteúdos. Perante esta realidade os alunos e professores terão papeis diferentes dos assumidos no ensino presencial. Como se trata de uma modalidade formal de educação de adultos parte-se da apresentação da educação de adultos em termos globais, com enfâse para o processo português, enquadrando o ensino recorrente nas várias perspetivas da educação e formação de adultos. Sendo uma modalidade de formação a distância, enquadra-se o projeto nas grandes linhas de evolução do e-learning, enquanto ensino a distância com meios eletrónicos, refletindo-se sobre o conceito de B-learning que é previsto assumir no ESRAD. Pretende-se determinar essencialmente o impacto do projeto nos alunos finalistas e que terminaram o primeiro ciclo de 3 anos do projeto e que frequentaram uma das escolas sede do projeto ESRAD situada no interior do país e que recebe alunos de todas as regiões geográficas Para a sua realização utilizou-se um modelo de avaliação que parte do contexto, da avaliação dos “Inputs”, da avaliação do processo identificando resultados e determinando a sua eficácia, encontrando formas que possibilitem a melhoria do sistema.
Data do prémio | 29 nov. 2021 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | José Matias Alves (Supervisor) |
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- Escola
- Educação de adultos
- Ensino recorrente
- Ensino a distância
- Pedagogia do elearning
- Mestrado em Ciências da Educação
O projeto ESRAD-ensino secundário recorrente a distância: avaliação e propostas de evolução do ponto de vista organizativo e pedagógico: estudo de caso
Martins, J. M. P. (Aluno). 29 nov. 2021
Tese do aluno