O que é um bom controller?

• Júlio César Outeiro Rodrigues (Aluno)

O presente Trabalho Final de Mestrado tem como objetivo principal responder à questão: ‘’O que é um bom controller?” Para tal, inicia-se com uma revisão literária sobre os principais SCG, refletindo sobre a evolução dos mesmos ao longo do tempo. Seguida de uma reflexão sobre a evolução e importância da profissão de controller que permitiu concluir que estes profissionais têm como principal objetivo otimizar os processos, comportamentos e ferramentas de uma organização de forma a estarem alinhados com a estratégia e objetivo da mesma. Posteriormente, foi realizada, através de um método qualitativo, uma pesquisa sobre o que as principais instituições de ensino estão a lecionar sobre controlo de gestão de forma a entender o que estas valorizam na formação de um controller. Sendo possível observar que as universidades baseiam os seus planos de estudo na literatura, porém mostram preocupação em aplicar a mesma à prática e realidade do mercado de trabalho. Para concluir o estudo, efetuou-se uma pesquisa de ofertas de emprego para a função de controller e um conjunto de entrevistas a profissionais da área procurando perceber as competências que estes valorizam num profissional. Como tal, foi concluído que o mais valorizado é a capacidade de raciocínio, de aprendizagem e de compreensão para que consiga perceber e resolver os problemas de uma organização. Sendo também evidenciado a necessidade dos controllers evoluírem para serem proativos ao invés de reativos nas suas ações.
Data do prémio15 jul 2022
SupervisorJosé Miguel Pereira dos Santos de Oliveira (Supervisor)

• Controller
  • Sistemas de controlo de gestão