O que leva uma mulher a prosseguir uma gravidez inesperada após ponderar a sua interrupção?
experiência e perspetivas de um grupo de mulheres portuguesas

• Ana FIlipa Miranda de Azevedo (Aluno)

Apesar do investimento nos cuidados de saúde reprodutiva, nomeadamente ao nível das medidas de Planeamento familiar e contraceção no nosso país, a gravidez inesperada ainda ocorre, pressupondo, em vários casos, uma tomada de decisão entre prosseguir ou interromper a gestação que não foi planeada. Os estudos apontam que para muitas mulheres o processo decisório é complexo, sendo influenciado e /ou condicionado por diversos fatores. O presente estudo exploratório tem como objetivo geral explorar (retrospetivamente) as experiências e significados sobre a tomada de decisão de um grupo de mulheres que consideraram a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) e prosseguiram a gravidez, pretendendo reconhecer as suas experiências e expectativas durante o processo de tomada de decisão. As participantes foram 5 mulheres selecionadas através de um processo de amostragem não probabilística por conveniência. Atendendo à metodologia qualitativa foram realizadas entrevistas a partir de um guião elaborado para o efeito, recorrendo-se posteriormente a uma abordagem semi indutiva dos dados com recurso ao software NVivo. Os resultados principais indicam a utilização inadequada dos métodos contracetivos no período da ocorrência da gravidez inesperada e a não realização de consultas de planeamento familiar, ainda que disponibilizadas pelo sistema de saúde público. Demonstraram também a complexa vivência psicológica associada ao processo de ponderação da sua interrupção, influenciada por múltiplos fatores, entre eles o suporte do companheiro e de outras figuras significativas. Os resultados mostram a necessidade de fomentar recursos direcionados para o apoio psicológico destas mulheres, no período de ponderação perante uma gravidez inesperada.
Data do prémio13 jul 2021
SupervisorMaria Xavier (Supervisor)

• Saúde reprodutiva e planeamento familiar
  • Contraceção