O reflexo de Robert Altman e de Martin Scorsese no cinema de Paul Thomas Anderson

• Gesiane Vieira Matos Gonçalves (Aluno)

Na história do cinema podemos considerar, mesmo nos seus tempos mais primitivos, o pioneirismo de muitos realizadores que marcaram e modificaram a linguagem do cinema mundial. Desta forma, observamos no cinema contemporâneo a influência cinematográfica de muitas obras do passado, ainda que as possibilidades tecnológicas estejam completamente inseridas nas criações atuais. Dentro das mudanças ocorridas em todo o percurso do cinema, assim como todos os acontecimentos revolucionários que permitiram a evolução desta arte, a presença da influência artística levanta algumas questões sobre a originalidade e técnicas utilizadas na criação dos filmes. O realizador como artista utiliza a sua criatividade e ideias fílmicas estruturadas de uma forma única num processo de união das partes que resulta em trabalhos inovadores.O presente estudo tem como principal objetivo a reflexão do cinema como forma de arte e as linhas de influências artísticas do passado. Entretanto, refletir sobre a influência cinematográfica implica em perceber as referências inseridas em algumas obras como forma de seguir um padrão artístico ou de facto o cinema contemporâneo está assente na imitação. Este trabalho baseia-se em estudos bibliográficos, filmográficos e análise empírica e propõe a observação de registos fílmicos provenientes de obras dos realizadores Robert Altman e Martin Scorsese contextualizadas no cinema do realizador norte-americano Paul Thomas Anderson. A investigação assenta na existência da influência artística cinematográfica com base no argumento de E.H. Gombrich no livro A História da Arte (2006) que enfatiza os processos criativos dos artistas e suas influências, assim como no livro Art and Illusion (2000) do mesmo autor, que defende a influência artística como um esquema seguido de correção.
Data do prémio6 jun 2022
SupervisorCarlos Capucho (Supervisor)