O regime de tributação das mais-valias imobiliárias
: a harmonização negativa do tribunal de justiça da União Europeia

• Matilde Teixeira da Rocha Morais Urbano (Aluno)

O presente trabalho tem por objeto a análise da Lei do Orçamento do Estado para 2023, no que toca à consagração do novo modelo de tributação aplicável às mais-valias imobiliárias obtidas por residentes, para efeitos fiscais, noutros Estados-Membros da União Europeia. Perante a realidade que temos vindo a assistir, pretendemos salientar a necessidade de articular as normas internas com a jurisprudência e as disposições fiscais comunitárias, em conformidade com os princípios e as exigências do Direito da União Europeia. Deste modo, procuraremos abordar os fundamentos da recente alteração legislativa, em sede de IRS, no regime de tributação das mais-valias imobiliárias e as respetivas repercussões no ordenamento jurídico português, no âmbito do atual contexto comunitário em que Portugal se insere.
Data do prémio27 jun. 2023
SupervisorTomás Tavares (Supervisor)

• IRS
  • Mais-valias imobiliárias