No âmbito da unidade curricular Estágio do Curso de Mestrado em Enfermagem, na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica 2013/2014 da Universidade Católica Portuguesa, foi desenvolvido um documento onde são descritas as atividades desenvolvidas e aquisição de competências. Esta unidade curricular é composta por três módulos de estágio: o de Cuidados Intensivos/Intermédios - Módulo II, creditado ao abrigo do Decreto - Lei nº 74/2006, o de Serviço de Urgência Geral (SUG) - Módulo I e o módulo de estágio de opção, que decorreu no Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA) - Módulo III. Como fio condutor da aquisição de competências, foi feita uma revisão integrativa da literatura com o tema “As necessidades de educação do doente submetido a cirurgia abdominal na preparação do regresso a casa”. Tendo em conta o meu percurso profissional na área cirúrgica, foram mobilizadas competências de forma a contribuir para a melhoria dos cuidados prestados. Em cada módulo de estágio foi construído um instrumento de ensino, em seguimento da fundamentação teórica, baseando a prática na evidência científica. Relativamente ao Módulo II, cuidados intensivos/intermédios, foi atribuída creditação do mesmo, uma vez que, durante seis anos, foram adquiridas competências na prestação de cuidados ao doente crítico. Evidencia-se o trabalho desenvolvido no âmbito da formação a profissionais do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) na área de prevenção de úlceras por pressão, no contributo na elaboração de protocolos e, ainda no desenvolvimento de um estudo de investigação acerca do uso de equipamento de proteção individual, na prestação de cuidados ao doente submetido a transplante renal. No estágio referente ao Módulo III, estágio opcional, selecionei o estágio no GCL-PPCIRA. Foi construído um instrumento de auditoria às práticas no Bloco Operatório, focalizando a intervenção na prevenção da infeção da ferida cirúrgica. Concomitante às auditorias, foi realizado um instrumento de ensino para entregar aos doentes e cuidadores, acerca dos cuidados a ter no domicílio com a ferida cirúrgica, no doente submetido a cirurgia abdominal. No estágio do Módulo I, que decorreu no SUG, foram formulados instrumentos de ensino para o doente com ferida cirúrgica, com drenos e com penso de vácuo. Foi também feita a análise das diretrizes divulgadas pela Direção Geral de Saúde e guidelines internacionais na abordagem ao vírus ébola e, através da colaboração com GCL-PPCIRA, foi dado um contributo na reformulação e análise dos procedimentos instituídos. Foi também feita uma participação num simulacro em tempo real em caso de catástrofe. No âmbito da abordagem ao doente crítico, para além da prestação de cuidados no serviço de urgência, foram realizados alguns turnos na Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).
Data do prémio | 16 mar. 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maria Manuela Madureira (Supervisor) |
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- Enfermeiro especialista
- Ferida cirúrgica
- Regresso a casa
- Necessidades
- Ébola
- Infeção
O regresso a casa do doente submetido a cirurgia : prevenindo a infeção
Soares, M. F. F. (Aluno). 16 mar. 2016
Tese do aluno