O regresso do processo de inventário aos tribunais
: inovações e questões problemáticas

• Catarina Ferreira Ressurreição Caetano (Aluno)

O processo de inventário foi alvo, na última década, de sucessivas e diversas abordagens e reformas que visavam assumidamente o descongestionamento dos tribunais, mas essencialmente reduzir as pendências e melhorar os resultados de natureza estatística que demonstravam serem as ações de inventário, em média, aquelas que mais tempo demoravam a transitar em julgado. A opção consagrada em 2009, que atribuía competência para o processamento do processo de inventário aos cartórios notariais revelou-se inadequada, pelo que, em 2019, o novo regime do processo de inventário judicial foi inserido no Código de Processo Civil, embora continue a existir a possibilidade residual do inventário notarial. O presente estudo pretende ressaltar as alterações mais substanciais operadas no processo de inventário e as suas funções.
Data do prémio8 abr 2021
SupervisorRita Xavier (Supervisor)

• Partilha
  • Processo de inventário