O TikTok, enquanto plataforma digital recente e popular entre a Geração Z, tem um grande poder de autopromoção. Foram muitos os jovens que mundialmente, e de uma forma inesperada, ascenderam à fama através da plataforma tornando-se microcelebridades, fenómeno que também ocorreu em Portugal. Através desta investigação, pretende-se compreender em que medida é o TikTok uma ferramenta eficiente para fins de self-branding e autopromoção para os influenciadores portugueses na plataforma. As estratégias utilizadas pelas microcelebridades, assim como as tipologias de conteúdos produzidos, e ainda as vantagens e desvantagens resultantes das especificidades do TikTok foram estudadas. Para tal, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a microcelebridades portuguesas do TikTok (18-24 anos) pertencentes à Geração Z. Os resultados obtidos comprovam a eficiência do TikTok no que respeita à profissionalização de uma carreira no mundo digital, resultante da interface do TikTok, do conteúdo produzido que se revela humorístico, e ainda, da forte comunidade construída através da plataforma.
Data do prémio | 10 out. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Patrícia Dias (Supervisor) |
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- TikTok
- Plataformas de media sociais
- Self-branding
- Short-video apps
- Comunidades
- Fama
- Microcelebridades
- Autopromoção
- Geração Z
- Mestrado em Ciências da Comunicação
O self-branding da geração Z no TikTok
Figueiredo, C. D. C. B. (Aluno). 10 out. 2022
Tese do aluno