O self-branding da geração Z no TikTok

  • Catarina da Costa Baptista Figueiredo (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O TikTok, enquanto plataforma digital recente e popular entre a Geração Z, tem um grande poder de autopromoção. Foram muitos os jovens que mundialmente, e de uma forma inesperada, ascenderam à fama através da plataforma tornando-se microcelebridades, fenómeno que também ocorreu em Portugal. Através desta investigação, pretende-se compreender em que medida é o TikTok uma ferramenta eficiente para fins de self-branding e autopromoção para os influenciadores portugueses na plataforma. As estratégias utilizadas pelas microcelebridades, assim como as tipologias de conteúdos produzidos, e ainda as vantagens e desvantagens resultantes das especificidades do TikTok foram estudadas. Para tal, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a microcelebridades portuguesas do TikTok (18-24 anos) pertencentes à Geração Z. Os resultados obtidos comprovam a eficiência do TikTok no que respeita à profissionalização de uma carreira no mundo digital, resultante da interface do TikTok, do conteúdo produzido que se revela humorístico, e ainda, da forte comunidade construída através da plataforma.
Data do prémio10 out. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPatrícia Dias (Supervisor)

Keywords

  • TikTok
  • Plataformas de media sociais
  • Self-branding
  • Short-video apps
  • Comunidades
  • Fama
  • Microcelebridades
  • Autopromoção
  • Geração Z

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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