O smartphone desafia o ensinar e o aprender
: uma App que identifica, avalia e partilha Apps educativas

  • Francisco José Miranda Veiga (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Numa sociedade imersa em inovação e tecnologia, é inegável a evidência que o smartphone pode levar o mundo para a escola e transportar a escola para o mundo.
Assistimos a um aumento contínuo da utilização das tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem, mais concretamente na aplicação das tecnologias móveis dentro e fora da sala de aula. Em vez de indiferença ou recusa, esta tendência é um esforço de adaptação da escola à importância da tecnologia na sociedade e um aproveitamento do seu potencial educativo. Os diferentes atores da educação não podem perder a oportunidade de explorar as potencialidades tecnológicas e educativas de um smartphone. Já existem neste momento inúmeras aplicações e boas práticas de utilização destes dispositivos dentro e fora da sala de aula. Assim sendo, é nosso propósito identificar a estratégia para uma escola anytime, anywhere e with any device suportada pelo objetivo central de desenvolvimento de uma APP de acolhimento de um reportório de apps que facilite a catalogação, a avaliação, a divulgação e a partilha. A presente investigação, inspirada numa metodologia Design-Based Research e
estruturada em artigos científicos, aborda a adoção e utilização do smartphone dentro e fora da sala de aula, analisando o seu contributo para uma escola mais inovadora e
articulada ao mundo real. Os resultados obtidos, apesar de limitados pelo estudo ocorrer num contexto específico, indicam que a utilização do smartphone é um fator de motivação dos alunos, contribui para a consolidação e melhoria das suas aprendizagens, mas exige empenho, persistência, regras muito bem definidas e um período de formação e habituação dos alunos. Os professores necessitam de tempo para procurar, conhecer e experimentar a miríade de apps que diariamente emergem e que estão disponíveis para utilização efetiva. Destacamos, por conseguinte, o papel central do professor que pode implementar uma mudança efetiva na sua prática pedagógica, uma vez que é ele quem operacionaliza a mudança na sala de aula e interage diariamente com os seus alunos.
Data do prémio21 fev. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAntónio Andrade (Supervisor)

Keywords

  • Ensino
  • Tecnologia
  • Aceitação e utilização
  • Smartphone
  • Desenvolvimento de App
  • Inovação Educativa

Designação

  • Doutoramento em Ciências da Educação

Citação

'