O stress ocupacional e burnout nos professores do ensino superior

  • Sílvia Maria Rodrigues de Oliveira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A presente dissertação aborda a problemática do stress e burnout, numa amostra de 333 professores do ensino superior, apresentando, para o efeito, uma revisão da literatura, de forma a constituir uma reflexão crítica sobre os temas, tendo-se concluído, da mesma, que os professores pertencem a uma profissão de risco e que a investigação tem prestado pouca importância a estes fenómenos nos professores universitários. No caso português, por exemplo, não foram encontrados quaisquer estudos que abordem estas temáticas, nestes profissionais, o que torna a nossa investigação pioneira em Portugal. Os objectivos traçados para o estudo foram: i) identificar os níveis, fontes e factores geradores de stress ocupacional na profissão de docente universitário; ii) identificar os índices de burnout relacionados com o trabalho de docente universitário; iii) verificar as diferenças significativas em função das características pessoais e profissionais; iv) analisar as diferenças entre as variáveis de stress ocupacional, burnout em função dos processos de avaliação cognitiva primária e secundária; v) observar a existência de associação entre as medidas de avaliação primária e as medidas de avaliação secundária; vi) analisar os preditores de burnout em função da avaliação cognitiva e dos níveis de stress. Aplicou-se como instrumentos de análise um questionário demográfico, que nos permitiu descrever os participantes do ponto de vista pessoal e profissional; a escala de avaliação cognitiva, que procurou avaliar, por um lado, a importância e significado pessoal atribuídos à profissão e por outro lado, os recursos que os profissionais julgam possuir para lidar e resolver as situações stressantes; um questionário de stress, que reflectiu os principais domínios de tensão destes profissionais; e o inventário de burnout, que avaliou os níveis evidenciados pelos professores universitários. Como quadro teórico foram seleccionados os modelos que melhor se adequariam aos objectivos traçados, figurando neste sentido o modelo de transacional de Lazarus; o modelo de stress ocupacional de Cooper; e o modelo multidimensional de Maslach. Os resultados obtidos alertaram para elevados níveis de stress ocupacional encontrados maioritariamente nas professoras universitárias, sendo a razão deste mal-estar o excesso de trabalho, a pressão para publicar em revistas/editoras de reconhecimento internacional e a conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar. Existindo, também, alguma evidencia na exaustão emocional e na despersonalização, apesar de não se ter encontrado nenhum caso de burnout pleno.
Data do prémio2011
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorEleonora C. V. Costa (Supervisor) & António Rui da Silva Gomes (Co-Orientador)

Designação

  • Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde

Citação

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