O terrorismo como nova guerra?
o caso da Síria

• Beatriz Gouveia (Aluno)

A guerra é um fenómeno que está em constante mudança e evolução. Muitos autores,nomeadamente Mary Kaldor, acreditam que a guerra do final do século XX, início do século XXI, é uma guerra totalmente distinta do modelo de guerra de Clausewitz, que se caracterizava por um combate em grande escala, em que cada lado pretendia, através da violência, compelir o outro à sua vontade, tendo como objetivo imediato vencer o seu adversário, tornando-o incapaz de reerguer forças para um possível ataque posterior, cujo financiamento é caracterizado pelas receitas dos Estados em guerra – como sucedeu, por exemplo, na Guerra da Prússia ou na Primeira Guerra Mundial. As “novas guerras” são distintas deste modelo de guerra, uma vez que são conflitos entre atores estatais e não estatais e utilizam táticas de guerra não-convencional, isto é, irregulares, como as táticas de guerrilha e ações terroristas, cujo financiamento não provém de receitas do Estado,mas sobretudo de fontes ilícitas, como o crime organizado.Na presente investigação, e tendo como base o conceito de “nova guerra” de Mary Kaldor, pretender-se-á explicar em que consiste esse fenómeno, como emerge, assim como se o terrorismo pode ser considerado uma “nova guerra” ou se não passa de uma tática da mesma. Deste modo, também será analisado o fenómeno do terrorismo,nomeadamente o debate entre quem defende a existência de um terrorismo velho e de um terrorismo novo e a interligação das características desta última terminologia com as“novas guerras”.Finalmente, e através do estudo de caso da Síria, será analisado o conflito que deflagrou em 2011 com a Primavera Árabe e que ainda persiste. Estudar-se-ão as diferentes fases do conflito, as diferentes fações e as características da guerra que se prolonga, há uma década, com vista a perceber se a Síria pode ser, ou não, consideradacomo palco de uma “nova guerra”.
Data do prémio22 mar 2022
SupervisorRaquel Duque (Supervisor)