Cuidar de crianças em processo de doença é um desafio constante aos enfermeiros, que diariamente se vêm confrontados com situações de emocionalidade que nem sempre estão preparados para gerir. A competência emocional dos enfermeiros tem vindo a ser cada vez mais objeto de estudo, assumindo-se a relevância do trabalho emocional na prática de cuidados diária, como sendo uma ferramenta útil e sinal de competência acrescida. A temática central deste relatório assenta na reflexão sobre o trabalho emocional como sendo parte da identidade do enfermeiro, com enfoque nas estratégias promotoras de gestão de emoções, assumindo a importância do desenvolvimento de competências na área da regulação emocional. O objetivo deste relatório é sintetizar o trabalho desenvolvido ao longo do percurso de Mestrado, com enfoque no último semestre, procurando refletir sobre a prática e mobilizar conceitos de forma a produzir conhecimento, numa lógica de Enfermagem Avançada. A metodologia utilizada incide numa prática reflexiva baseada na evidência científica, incidindo sobre o cruzamento das experiências vivenciadas nos diferentes contextos de estágio com a fundamentação teórica que sustenta a atuação e as competências exigidas para a obtenção do grau de Mestre e título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Pode concluir-se que os enfermeiros regulam as emoções das crianças hospitalizadas quer através da gestão do ambiente físico em que elas se encontram (são exemplos a musicoterapia e as fardas coloridas), quer através da forma como constroem a relação terapêutica (devendo esta ser nutrida de afeto e numa perspetiva de envolvimento). De referir também a necessidade dos enfermeiros regularem a sua própria disposição para a relação terapêutica e a importância de promover a expressão de sentimentos por parte da criança e família.
Data do prémio | 30 jul. 2019 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Margarida Maria de Sousa Lourenço Quitério (Supervisor) |
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- Trabalho emocional
- Emoções
- Enfermagem pediátrica
- Cuidados de enfermagem
O trabalho emocional como competência do enfermeiro especialista
Santos, R. A. M. D. (Aluno). 30 jul. 2019
Tese do aluno