Nos dias de hoje, é indissociável falar sobre relações interpessoais sem mencionar o mais recente fenómeno das redes sociais. Neste trabalho, investiga-se como é que Jair Bolsonaro usa as suas redes sociais como principais plataformas para fazer campanha eleitoral e chegar aos eleitores.É nesse sentido que surge a curiosidade pela ascensão de Jair Bolsonaro ao poder, que constrói a sua campanha e agenda política através do Facebook e do Twitter. Esta dissertação contribui para uma melhor compreensão das redes sociais como parte de uma estratégia integrada de comunicação política. No mais, aprofunda-se o efeito direto dos níveis de engagement ao longo dos vários posts, na reformulação da agenda política de candidatos populistas durante a sua campanha eleitoral. Bolsonaro é um dos casos recentes em que o populismo, apesar de não ser um movimento vanguardista, ganha mais tração entre os eleitores. A presente investigação analisou os posts do Facebook e Twitter e respetivos parâmetros de engagement, publicados na página oficial do candidato, durante o período da campanha eleitoral à Presidência do Brasil.Da análise realizada aos posts do candidato conclui-se que os temas mencionados são evidências notórias de que o seu discurso se relaciona e se inspira nos elementos centrais do populismo: apelo ao povo, ataque à elite e ostracização dos outros. No mais, de igual forma para o Facebook e Twitter, é notório que a reação dos seguidores aos temas molda a forma como o candidato publicita a sua agenda política. Embora ele não publique mais sobre temas de que as pessoas gostam mais, ele abstém-se de publicar tanto sobre temas que não apresentam níveis relevantes de engagement, em ambas as plataformas. No Twitter, esta estratégia teve um aumento em comparação com o Facebook.
Data do prémio | 17 mar. 2021 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Rita Figueiras (Supervisor) |
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- Populismo
- Redes sociais
- Jair Bolsonaro
- Facebook
- Twitter
- Agenda política
- Mestrado em Ciências da Comunicação
O uso do Facebook e do Twitter por Jair Bolsonaro na campanha presidencial de 2018 reputacional
Baptista, H. S. C. (Aluno). 17 mar. 2021
Tese do aluno