O uso do TikTok pelos adolescentes do sexo masculino
: imagem corporal e autoestima

  • Mariana Gaspar Orfão (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

É durante a adolescência que os adolescentes constroem a sua própria identidade. Nesse processo, eles são suscetíveis às influências dos pares, da família e dos media. De acordo com estudos anteriores, os media sociais afetam a perceção dos adolescentes sobre sua imagem corporal e autoestima. Este estudo incide sobre o TikTok, sendo esta uma das plataformas digitais mais populares atualmente. As suas trends e o seu algoritmo podem desempenhar um papel importante no efeito que os vídeos podem ter, pois podem levar ao aparecimento constante de conteúdo positivo ou negativo. Deste modo, este estudo pretende explorar se a imagem corporal e a autoestima são afetadas pela utilização da plataforma e de que forma, focando-se nos adolescentes do sexo masculino, um grupo ainda pouco estudado. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de carácter exploratório, na medida em que se verifica a escassez de estudos anteriores que relacionem as temáticas apresentadas. A amostra do estudo foi uma amostra não probabilística, por conveniência e bola de neve, tendo sido recolhidos 30 participantes, 15 adolescentes na fase de pré-adolescência (10-14 anos) e 15 adolescentes mais velhos (15-19). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a cada participante, com um guião pré-elaborado pela autora. De seguida, procedeu-se à transcrição das mesmas, e posteriormente à análise e discussão de resultados, tendo sido esta feita através de uma análise temática. Segundo os resultados adquiridos, foi possível observar que o TikTok tanto pode trazer consequências positivas como negativas para a auto-perceção da imagem corporal dos jovens rapazes e para a sua autoestima, apesar de muitos deles afirmarem não existir influência. Em relação à imagem corporal constatou-se um aumento da vigilância corporal bem como alterações nas práticas desportivas e nos hábitos alimentares dos adolescentes. Já na autoestima, observou-se que o impacto negativo provinha essencialmente do tempo despendido na plataforma, e que o impacto positivo se centrava essencialmente na observação de conteúdos que o adolescente se identificava e nas oportunidades que a plataforma lhe fornecia. Estes resultados diferem de estudos anteriores com adolescentes do sexo feminino, o que salienta a importância de investigar a perspetiva masculina.
Data do prémio24 nov. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPatrícia Dias (Supervisor)

Keywords

  • TikTok
  • Adolescentes
  • Sexo masculino
  • Imagem corporal
  • Autoestima

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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