O principal objetivo desta investigação de mestrado visou aferir de que forma é que o valor de uma marca é percecionado e, se esta influência o comportamento do consumidor,nomeadamente no seu processo de decisão de compra. Mais precisamente, através de um estudo de caso junto da marca Quinta do Monte d’Oiro, uma empresa de produtos vinícolas com grande destaque no mercado de vinhos premium. Neste sentido, definiu-se a seguinte pergunta de partida: a perceção do valor marca Quinta do Monte d’Oiro é facilmente percebida e influi no processo de decisão de compra por parte dos seus consumidores?Definiu-se assim, deste modo, uma metodologia de base qualitativa para o apuramento dos seus dados exploratórios; e, uma metodologia quantitativa, através da aplicação do instrumento inquérito por questionário, para o apuramento dos dados primários do estudo.As hipóteses que nortearam a presente investigação foram: i) os consumidores da Quinta do Monte d’Oiro são leais à marca, reconhecem-lhe notoriedade, qualidade e estabelecem associações positivas e outros ativos contribuindo para a construção do valor da marca; e ii)a lealdade, notoriedade, qualidade percebida, associações e outros ativos têm influência no processo de decisão de compra da marca Quinta do Monte d’Oiro. Através das referidas questões de investigação sustentaram-se cinco variáveis distintas, através do modelo Brand Equity Ten de Aaker (1991; 1996). Neste sentido, com a realização da presente investigação de mestrado foi possível apurar que as variáveis referidas não só foram positivamente percecionadas pelos consumidores da marca, como também nos permitiram perceber quais as que possuem maior relevância na influência do processo de decisão compra do consumidor da marca Quinta do Monte d’Oiro.
Data do prémio | 21 jun. 2021 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Nuno Goulart Brandão (Supervisor) |
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- Marketing
- Comportamento do consumidor
- Vinhos premium
- Valor de marca
- Mestrado em Ciências da Comunicação
O valor da marca e a sua influência no comportamento do consumidor: estudo de caso : Quinta do Monte D’Oiro
Ferreira, C. S. C. (Aluno). 21 jun. 2021
Tese do aluno