O valor da marca no Instagram
: a influência do UGC : estudo de caso Sephora

  • Madalena Brando Faísca Gonçalves Quilhó (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta dissertação iniciou uma investigação acerca da influencia do UGC no valor das marcas de beleza no Instagram, de forma a aumentar a presença da marca online e reforçar a lealdade à marca. Os social media podem se tornar em ferramentas de comunicação eficaz na gestão da relação marca-consumidor e na atração e envolvimento da audiência. Os social media,não só, permitem a criação e partilha de conteúdo da marca, mas também ajudam a criar a comunidade da marca online, onde os próprios consumidores criam user-generated content sobre a marca, que, por sua vez, influencia a perceção do valor da marca.Numa primeira fase, foram realizadas análises de conteúdo às publicações da Sephora no Instagram e ao feed do UGC sobre a Sephora, para comparar o envolvimento e interação da comunidade online nas duas formas de conteúdo.Contudo, o estudo concentrou-se na perceção e utilidade dos consumidores de beleza acerca do UGC no Instagram e a perceção do valor da marca Sephora para os consumidores e seguidores da marca no Instagram, segundo o modelo de Brand Equity Ten de Aaker (1991).Os motivos que contribuem para a criação de UGC de valor, provém da interação, da lealdade à marca e da notoriedade da marca no mercado, que influencia a perceção da qualidade dos produtos. Assim, a Sephora deve investir na interação com comunidade da marca online, de forma a atrair o consumidor para a sua página, e envolvê-lo, para o incentivar a criar UGC de valor. Concluiu-se, pelos resultados do estudo, a validação das nove hipóteses de investigação. Ou seja, o UGC é um fator essencial para moldar a perceção do valor da marca dos consumidores de beleza.
Data do prémio20 jan. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPatrícia Dias (Supervisor)

Keywords

  • Social media
  • User-generated content
  • Social media marketing
  • Instagram marketing
  • Valor da marca
  • Sephora

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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