Observação como instrumento de produção de conhecimento
: estudo de práticas

  • Maria de Fátima Miranda Marques Ferreira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Com o presente trabalho procurou-se investigar no âmbito da aplicação de estratégias metodológicas, nomeadamente em atividades com incidência na Observação, utilizadas pelos docentes no decorrer das suas práticas pedagógicas, se as mesmas rentabilizam e promovem capacidades complexas dos alunos. Pretende-se desta forma, validar o efeito da aplicação da observação como metodologia da prática pedagógica, no que concerne ao contributo para o desenvolvimento das capacidades complexas dos alunos e consequente produção de conhecimento. Assim com incidência nas práticas desenvolvidas, por um conjunto de professores do terceiro ciclo do ensino básico e com base nas suas perceções, procurou-se reconhecer nas estratégias e instrumentos por eles utilizados, os contributos que deram origem à reflexão conjunta que a seguir se expõe. Com base na dimensão colaborativa da Supervisão, procedeu-se à recolha dos resultados aferidos, provenientes da aplicação de instrumentos de recolha de dados - entrevista - junto de docentes e da análise de instrumentos pedagógicos utilizados, seguida da elaboração de um referencial contextualizado, que possibilitou a inferência de conclusões no âmbito da investigação desencadeada. Foram realizados estudos teóricos e investigações nas áreas invocadas, que contextualizaram o quadro teórico desta investigação. Metodologicamente trata-se de um estudo qualitativo contextual, com base nas entrevistas a docentes, da análise reflexiva de instrumentos disponibilizados e de relatos ou narrativas desses mesmos professores, no âmbito do trabalho colaborativo e partilhas pontuais de situação da prática pedagógica. Problematizada a questão que deu origem ao presente estudo, no âmbito das práticas docentes, foi possível percecionar que: Os docentes priorizam como estratégias, as atividades que incidam na observação como meio para promover capacidades de análise, reflexão e inferição de saberes apreendidos; Os alunos quando envolvidos e desafiados no âmbito destas atividades vão desenvolvendo, em ritmos diferenciados, capacidades significativas; A aquisição dessas capacidades significativas possibilita-lhes a aferição de novos conceitos (significados) e consequentemente o desenvolvimento de outras competências mais complexas; A produção de conhecimento preconizado pelo atual sistema educativo reflete-se nas aprendizagens dos alunos ao longo da escolaridade, como produto final do sucesso educativo pessoal e global. A observação como instrumento de produção de conhecimento poderá constituir uma estratégia a ser recomendada e incentivada no âmbito do desenvolvimento de capacidades complexas promotoras de conhecimento.
Data do prémio11 nov. 2020
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria do Céu Roldão (Supervisor)

Keywords

  • Aprendizagens significativas
  • Conhecimento
  • Capacidades complexas
  • Estratégias de ensino
  • Metodologias
  • Observação
  • Supervisão

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

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