Obstáculos à execução da estratégia
: revisão de literatura e inquérito a empresas portuguesas

• Ana Sofia Carneiro Barbosa (Aluno)

O principal objetivo deste estudo é identificar os obstáculos à execução das estratégias nas empresas portuguesas e fazer uma comparação com os obstáculos identificados na literatura internacional, isto é, comparar à generalidade dos outros países. Para recolher os dados das empresas portuguesas foi realizado um inquérito, principalmente, a executivos seniores e aos responsáveis pelo desenvolvimento/implementação das estratégias nas empresas portuguesas. Para recolher os dados das empresas internacionais, foi efetuada uma intensa revisão de literatura nomeadamente a documentos que já tivessem identificado uma lista de obstáculos existentes. Após a comparação dos estudos, as principais conclusões que podem ser retiradas é que existe uma aproximação da taxa de insucesso da execução das estratégias/objetivos estratégicos verificada nas empresas portuguesas e nos outros países. Foi também concluído que esta taxa de insucesso tem diminuído ao longo dos anos e é um fator relevante que influencia a performance financeira das empresas. Relativamente aos obstáculos que impedem a execução eficaz da estratégia, os resultados já são um pouco distintos, enquanto que, em Portugal, o principal obstáculo é a falta de alinhamento/coordenação entre os que desenvolvem e os que implementam a estratégia, no estudo internacional, são as atitudes culturais o principal motivo que impede uma execução eficaz.
Data do prémio7 jul 2022
SupervisorLuís Manuel Dionísio Marques (Supervisor)

• Estratégia
  • Execução estratégica