Obstáculos à execução da estratégia
: revisão de literatura e inquérito às empresas portuguesas

• Bárbara Filipa Rodrigues Resende (Aluno)

A taxa de insucesso na implementação da estratégia apresenta uma variação de 7% a 90% (Cândido e Santos, 2015). Apesar deste facto, a literatura apresenta uma lacuna de investigação na área de gestão estratégica, relativamente à implementação da estratégia, existindo um maior enfoque na formulação da estratégia (Raps, 2005; Alashloo, Castka e Sharp, 2005; Li, Guohui e Eppler, 2008; Nómada, 2020). Posto isto, o objetivo primordial deste trabalho final de mestrado é dar resposta à questão “Quais os principais obstáculos à execução da estratégia identificados na literatura e quais desses obstáculos são os maiores dificultadores da execução da estratégia nas empresas portuguesas?”. Com o propósito de contextualizar esta questão, o trabalho aborda e analisa definições conceptuais relativas à estratégia e à sua execução, bem como às barreiras que impedem a execução da estratégia. Para além disso, é realizada a recolha, análise e classificação das barreiras identificadas na literatura disponível. Para responder à questão de investigação anteriormente referida, a opção metodológica selecionada para recolher evidências foi o inquérito dirigido às empresas portuguesas. Concluiu-se que as categorias que têm um maior peso nas empresas inquiridas são: a Comunicação, a Cultura Organizacional, a Estrutura Organizacional, o Planeamento Estratégico e, por fim, Competências e Formação, tendo sido apresentadas hipóteses que poderão explicar os resultados obtidos. Com a presente dissertação pretende-se contribuir para a categorização e sistematização das barreiras, bem como para a perceção das barreiras que as empresas portuguesas mais enfrentam, ao executar as suas estratégias.
Data do prémio7 jul. 2022
SupervisorLuís Manuel Dionísio Marques (Supervisor)

• Estratégia
  • Execução da estratégia