«Oh noite ditosa, em que o céu se une à terra»
: uma leitura da dimensão cósmica do Exultet e da Vigília pascal

• Pedro Ferreira de Almeida e Gonçalves Rodrigues (Aluno)

Procurando explorar os elementos cósmicos que contribuíram para formar a celebração da Páscoa, o presente estudo inicia-se com a apresentação das etapas, entre 1951 e 1969, pelas quais a Santa Sé procedeu à restauração da Vigília pascal e da Semana Santa, até ao reconhecimento formal do Tríduo pascal como celebração mais importante do ano litúrgico. Além disso, pelo estudo compreensivo dos rolos medievais do Exultet da Itália meridional, conhece-se um fenómeno histórico único da liturgia pascal, sendo ocasião para expor detalhadamente a origem do texto do Precónio. Finalmente, pela análise da dimensão cósmica do laus cerei e da Páscoa, é possível compreender o papel da primavera, do equinócio vernal, da lua cheia e da noite, na formação do sentido e do plano simbólico da celebração pascal.
Data do prémio9 nov. 2022
SupervisorJoaquim Félix (Supervisor)