On possibilities of frictions
: an exhibition and quest for curating critical circulation of images

  • Ilaria Sponda (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

As imagens circulam globalmente, seja pela lógica do mercado, pelas diplomacias culturais dos Estados-nação ou por meio de exposições online e plataformas de intercâmbio, como o PHROOM, uma plataforma internacional de pesquisa sobre cultura visual. O excesso de imagens resultante da digitalização, das redes sociais e do rápido consumo capitalista de informação, tem causado entorpecimento e indiferença, afetando a forma como a fotografia de arte é percebida pelas pessoas, tanto a nível global como local. Nos últimos anos da pandemia de Covid-19, a dimensão online substituiu cada vez mais o mundo físico offline, resultando numa oportunidade para artistas e instituições se envolverem com públicos mais amplos. Uma vez que as restrições relacionadas à pandemia estão a diminuir, o online ainda oferece alternativas interessantes para lidar com questões de sustentabilidade no que diz respeito a movimentos de pessoas nacionais ou transnacionais e produção, transporte edescarte de obras de arte. Esta pesquisa analisa como a curadoria desempenha um papel fundamental na ativação de circulações críticas de imagens. Central para a pesquisa é o conceito de “atrito” (Tsing2004), entendido aqui como uma forma de imaginação performativa capaz de transformar a diferença em uma contranarrativa coletiva. De facto, como as circulações são reguladas globalmente pela lógica dominante e hegemónica, renderizar narrativas alternativas por meio da curadoria de sites de troca online e offline é importante para ativar interconexões críticas entre práticas artísticas fotográficas situadas de forma diferente. Como exemplo disso, apresento e examino On Possibilities of Frictions, a exposição que produzi e fiz a curadoria com o apoio do PHROOM em Dublin e na plataforma para testar como uma abordagem curatorial glocal e contra narrativas podem ser ferramentas fundamentais para romper a anestesia do sujeito contemporâneo que percebe as imagens e, portanto, a fotografia de arte, nos fluxos e circulações globais em ritmo acelerado.
Data do prémio9 fev. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPeter Hanenberg (Supervisor)

Keywords

  • Práticas curatoriais glocais
  • Contranarrativas
  • Atrito
  • Circulações de imagens
  • Fotografia do séc. XXI

Designação

  • Mestrado em Estudos de Cultura

Citação

'