As tecnologias sustentáveis prometem reduzir problemas ambientais como, emissões de carbono, poluição atmosférica e temperatura. Devido à falta de atratividade e aceitação por parte do consumidor, ainda não conseguiram penetrar o mercado em massa. Estratégias para ultrapassar estes desafios são pouco exploradas, sendo por estes motivos que a comercialização deste tipo de tecnologia continua a ser um processo complexo e desafiante para as empresas. A criação holística do modelo de negócios pode ajudar empresas a aumentar a sua atratividade no mercado e assim, criar uma aceitação geral no mercado. Acontecimentos provaram que estas tecnologias podem ser impactantes na construção do modelo de negócios e na diminuição de riscos. Os métodos de revisão de literatura utilizados foram um esquema de desafios, táticas e BMPs foram desenvolvidos e validados através de onze entrevistas com peritos na área empregados em cinco médias empresas no setor das tecnologias de energia. Esta tese identifica cinco desafios que podem ser minimizados através do uso de uma ou mais táticas, incentivos financeiros, simplificação, imitação, educação do consumidor, configuração e envolvimento. Dentro destas táticas, doze relevantes caminhos de BMP identificados de modo a providenciar uma configuração concreta de oportunidade aos gestores. Adicionalmente, o impacto dos mesmos no BM para a construção de um BM sofisticado é discutido. Este trabalho não só facilita a integração no mercado para empresas de tecnologias sustentáveis como também contribui para um futuro mais sustentável.
Data do prémio | 24 jan. 2022 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | René Bohnsack (Supervisor) |
---|
- Tecnologias sustentáveis
- Desafios de comercialização
- Padrão do modelo de negócio
- Modelo de negócio
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
One step ahead: how sustainable technologies can be commercialized through Business Models : an Investigation of german sustainable energy SMEs
Brandt, A. H. N. (Aluno). 24 jan. 2022
Tese do aluno