Online travel agencies and the creation of new tourist destinations
: a study about Hurb and Olímpia

  • Ana Carolina Vaz Feliciano (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender em que medida as agências de turismo online podem ajudar na criação de novos destinos. A dissertação é baseada no estudo de caso de Olímpia(SP) e tem como foco o envolvimento do Hurb no processo de desenvolvimento do destino. Segue uma metodologia qualitativa - uma pesquisa exploratória - sobre a influência do Hurb no desenvolvimento do Olímpia. Foram realizadas seis entrevistas com executivos do Hurb e Olímpia, utilizando um roteiro semiestruturado sobre a influência do Hurb em 5 dimensões do turismo. Além disso, a análise dos dados primários do Hurb e Olímpia contribuiu para a ilustração das hipóteses de pesquisa. Os resultados mostram que o Hurb desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do Olympia como destino. A plataforma foi a principal ferramenta de marketing da cidade, e a demanda criada pela plataforma teve impacto direto nos serviços turísticos da cidade. A demanda criada pelo Hurb foi o início do desenvolvimento turístico do destino e teve impacto no desenvolvimento económico e social da região. As principais limitações da pesquisa são a transferência dos resultados par a populações maiores, ambiguidades linguísticas e vieses na análise dos dados. Além disso, o processo de criação de um destino foi um processo de 10 anos, e detalhes podem ter sido esquecidos ou não mencionados nas entrevistas. O estudo forneceu insights importantes sobre a importância dos canais de distribuição na criação de novos destinos e confirmou a importância dos empreendedores nesse processo.
Data do prémio7 jul. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorLuiz Gustavo Medeiros Barbosa (Supervisor)

Keywords

  • Olímpia (SP)
  • Hurb
  • Turismo
  • Destinos turísticos
  • Canais de distribuição
  • Estruturação de destinos
  • Agências de viagens online

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'