O objetivo deste estudo é compreender em que medida as agências de turismo online podem ajudar na criação de novos destinos. A dissertação é baseada no estudo de caso de Olímpia(SP) e tem como foco o envolvimento do Hurb no processo de desenvolvimento do destino. Segue uma metodologia qualitativa - uma pesquisa exploratória - sobre a influência do Hurb no desenvolvimento do Olímpia. Foram realizadas seis entrevistas com executivos do Hurb e Olímpia, utilizando um roteiro semiestruturado sobre a influência do Hurb em 5 dimensões do turismo. Além disso, a análise dos dados primários do Hurb e Olímpia contribuiu para a ilustração das hipóteses de pesquisa. Os resultados mostram que o Hurb desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do Olympia como destino. A plataforma foi a principal ferramenta de marketing da cidade, e a demanda criada pela plataforma teve impacto direto nos serviços turísticos da cidade. A demanda criada pelo Hurb foi o início do desenvolvimento turístico do destino e teve impacto no desenvolvimento económico e social da região. As principais limitações da pesquisa são a transferência dos resultados par a populações maiores, ambiguidades linguísticas e vieses na análise dos dados. Além disso, o processo de criação de um destino foi um processo de 10 anos, e detalhes podem ter sido esquecidos ou não mencionados nas entrevistas. O estudo forneceu insights importantes sobre a importância dos canais de distribuição na criação de novos destinos e confirmou a importância dos empreendedores nesse processo.
Data do prémio | 7 jul. 2022 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Luiz Gustavo Medeiros Barbosa (Supervisor) |
---|
- Olímpia (SP)
- Hurb
- Turismo
- Destinos turísticos
- Canais de distribuição
- Estruturação de destinos
- Agências de viagens online
Online travel agencies and the creation of new tourist destinations: a study about Hurb and Olímpia
Feliciano, A. C. V. (Aluno). 7 jul. 2022
Tese do aluno