Oportunidades de parceria no cuidar de crianças com necessidades especiais de saúde
: a perspetiva dos pais

  • João Manuel Nunes de Oliveira Alves (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Introdução: O estudo foi desenvolvido sob a temática da parceria de cuidados. Esta define-se como um processo dinâmico, no qual pais e enfermeiros trabalham em conjunto, para dar resposta a objetivos comuns, que passam pela partilha de conhecimentos, experiência, cuidados à criança e poder de decidir sobre os mesmos. Numa perspetiva de conhecer o modelo em uso, estudado em populações que pelas suas características, reforçam a importância do mesmo, indagámos nos contextos de prática de prestação de cuidados de enfermagem, a parceria no cuidar de crianças com necessidades especiais de saúde (NES), na perspetiva dos pais. Procurámos especificamente as oportunidades de parceria e o significado deste conceito para os pais. Objetivos: Pretendemos compreender como é experienciada a parceria de cuidados, pelos pais de crianças com NES. Material e métodos: A investigação é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando-se como método a narrativa. A população correspondeu aos pais de crianças com NES, internadas num serviço de Medicina de um Hospital Pediátrico Central. A amostra populacional foi constituída por 10 pais de crianças com NES. A recolha de dados contemplou, a caracterização sociodemográfica e a entrevista de orientação etnobiográfica. Depois de transcritas, as entrevistas originaram 10 narrativas de experiências de parceria dos pais com a equipa de enfermagem. Resultados: Constatou-se a existência de duas oportunidades de parceria no cuidar de crianças com NES: Capacitação dos pais e Tomada de decisão em parceria. Foram ainda encontrados elementos estruturantes que suportam as mesmas. Na capacitação: envolvimento/participação dos pais, informação/comunicação com os pais, ter uma enfermeira de referência, aprender a cuidar da criança, o conhecimento dos enfermeiros e os modos de agir dos enfermeiros. Na tomada de decisão em parceria encontramos os elementos: negociação da decisão para aprender, negociação de cuidados partilhada e apoiar a decisão dos pais. Outros resultados indicam que para os pais, estabelecer uma relação de parceria com os enfermeiros significa ter como finalidade: aprender para ir para casa, cuidar da criança e da família e partilha na execução dos cuidados à criança. Este trabalho em parceria, tem como pilares os atributos: disponibilidade dos enfermeiros, aceitar os pais como peritos, facilitar a acessibilidade aos cuidados, disponibilidade de apoio multidisciplinar e relação de parceria assente no respeito. Conclusão: Baseado nos resultados obtidos, entendemos a parceria no cuidar de crianças com NES na perspetiva dos pais, como um processo relacional e desenvolvimental, dinâmico, singular e contínuo estabelecido entre pais e enfermeiros, centrado nas oportunidades de capacitação nos cuidados à criança e tomada de decisão partilhada.
Data do prémio28 mai. 2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorZaida Charepe (Supervisor) & José Joaquim Penedos Amendoeira (Co-Orientador)

Keywords

  • Crianças
  • Enfermagem pediátrica
  • Doença crónica
  • Pais

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

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