Optimizing product recommendations for a try-before-you-buy fashion e-commerce sit

  • Paul Johan Ruh (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O mercado de e-commerce de moda experimentou um crescimento significativo e cada vez mais os clientes tendem a comprar produtos online, em vez de em lojas físicas. No entanto, muitos itens são devolvidos ao vendedor após a compra online, pois os clientes têm dificuldade em encontrar o produto certo adequado às suas preferências pessoais devido à falta de exame físico e às descrições de produtos enganosas. A categoria de lingerie feminina sofre muito com as altas taxas de devolução. Diferentes fontes relatam que entre 70% e 100% das mulheres usam sutiãs do tamanho errado. As recomendações personalizadas através dos chamados sistemas de recomendação desempenham um papel essencial no e-commerce. Esta tese visa otimizar as atuais recomendações de produtos de uma start-up belga chamada CurveCatch que vende artigos de lingerie feminina online e depende de um conceito de experimente antes de comprar. Para prever quais produtos um cliente é mais propenso a comprar, foram introduzidos dois diferentes abordagens de aprendizadoprofundo personalizadas. A escassez de dados foi abordada rotulando cada produto único por cliente e as classes minoritárias foram sobreamostradas sinteticamente. Os resultados demonstraram que os sistemas de recomendação também podem ser uma fonte valiosa de recomendação de produtos para start-ups com dados escassos. No entanto, os resultados também sublinharam as bem conhecidas limitações dos sistemas de recomendação. Ambos os modelos lutaram especialmente ao identificar os produtos que um cliente é mais propenso a comprar, enquanto era relativamente fácil identificar os produtos que um cliente não é propenso a comprar.
Data do prémio3 fev. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoren Gijsbrechts (Supervisor)

Keywords

  • E-commerce
  • Aprendizagem de máquinas
  • Sistemas de recomendação
  • Aprendizagem profunda
  • Moda
  • Espaçamento de dados
  • Recomendações de produtos

Designação

  • Mestrado em Análise de Dados para Gestão

Citação

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