O ActivoBank, um banco português de pequena dimensão com foco em canais de distribuição digitais, festeja em 2015 o seu quinto aniversário em operação (com a estrutura actual). Apesar de o modelo de negócio seguido ter dado provas de sucesso e permitido ao banco crescer a um ritmo considerável, surgem questões sobre a estratégia de inovação mais adequada para a empresa, uma das mais fortes vantagens competitivas do ActivoBank no seu mercado. Depois de atingir o Break-even* em 2014 (antes do esperado aquando da criação do banco em 2010), o banco encontra-se num ponto crítico para revisão e análise da situação organizacional da empresa. Neste momento, serve cerca de setenta e dois mil clientes, número este que tende a crescer nos próximos anos. O caso de estudo apresentado procura estudar a história da empresa, questionar a pertinência do seu modelo atual de inovação e analisar de forma breve o mercado bancário português no qual o banco opera. O leitor estará na pele do responsável pela área de Inovação. Os seus objetivos serão refletir sobre a situação atual de forma crítica e apresentar a melhor solução, justificando com argumentos fortes e utilizando modelos de gestão existentes. Deverá o banco manter o seu modelo de inovação centralizado, ou alterar para se adaptar aos próximos desafios que surgem, entre outros fatores, da escalabilidade? Será que há algum modelo mais adequado ao futuro da empresa?
Data do prémio | 2015 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | João Simão Pires (Supervisor) |
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- Inovação
- Banca comercial
- Serviços
- Estrutura organizacional
Organizing and managing innovation at ActivoBank
Carvalho, T. V. (Aluno). 2015
Tese do aluno