Os critérios de escolha e avaliação dos consumidores nos guias digitais de restauração
: caso Zomato

• Joana Maria de Morais Sarmento Neto Fernandes (Aluno)

Este estudo tem como objetivo perceber se a aplicação Zomato tem influência na escolha de um restaurante, bem como identificar os atributos oferecidos na aplicação que mais importam para os utilizadores, em diferentes situações: almoço de individual em dia da semana, almoço de família, jantar de amigos e jantar romântico. Pretende, também,compreender quais as dimensões mais importantes que condicionam a satisfação na experiência de consumo num restaurante, quando o consumidor o avalia, após a experiência.Será, também, realizada uma caracterização do perfil do utilizador da Zomato. O estudo iniciou-se com uma revisão da literatura, sendo que não foram encontradas evidências diretas sobre a influência da aplicação ou sobre os atributos que mais importam para o consumidor na escolha de um restaurante, com a contribuição dos guias digitais de avaliação.A informação sobre o perfil dos utilizadores desta aplicação também não foi encontrada. No entanto, existem vários estudos que investigam os atributos que mais contribuem para a qualidade da experiência num restaurante.Nesta investigação foi realizada uma análise quantitativa, com a participação de 219 inquiridos utilizadores da aplicação Zomato. Até então, não existiam estudos em Portugal,com os mesmos objetivos desta investigação.Os resultados revelaram que a Zomato tem influência na decisão na escolha de umrestaurante. Em relação ao segundo objetivo, concluiu-se que num almoço individual em diade semana os atributos da aplicação mais importantes na escolha de um restaurante é o preço médio, o tipo de comida e a localização; num almoço de família os critérios mais importantes são o tipo de comida, a classificação e a localização; em relação ao jantar de amigos, o preço médio, a localização e o tipo de comida são os atributos com maior importância na escolha de um restaurante e, por fim, no jantar romântico, os atributos mais relevantes são a classificação, o tipo de comida e as fotografias do ambiente.Quanto ao terceiro objetivo, os três principais critérios de avaliação para classificar um restaurante após a experiência são a qualidade da comida, limpeza e comportamento/simpatia do staff.Por fim, os resultados revelaram que o utilizador da Zomato é tendencialmente mais jovem,com mais de 12 anos de escolaridade. Não se verificou nenhuma diferença estatística para o género, situação financeira, estado civil e restrição alimentar.
Data do prémio12 abr. 2021
SupervisorAlexandre Duarte (Supervisor)