Os desafios da diversidade cultural nas organizações
: um exercício autoetnográfico sobre o caso da Techworld

• Gabriela Olívia Neiva de Almeida Martins (Aluno)

Este estudo é uma autoetnografia (AE) que reflete sobre o efeito da diversidade cultural sobre a conceção e implementação de políticas e práticas de Recursos Humanos (RH) em organizações multinacionais. As vantagens da autoetnografia são notórias, sobretudo porque possibilita uma relação pragmática entre contributos académicos e contextos organizacionais. Isso acontece porque a AE é um método de pesquisa, analítica e interpretativa, que inclui uma autobiografia do autor combinada com análises e interpretações culturais, num contexto específico. Este método permite que o investigador possa participar de forma ativa no estudo, que conecta o pessoal (auto) ao cultural (ethnos), colocando o próprio autor dentro de um contexto social. A diversidade cultural surge como um fator de contingência na gestão de recursos humanos (GRH). Práticas que, no mundo ocidental são valorizadas e bem-vindas, merecem a rejeição de colaboradores provenientes de outras culturas. Aspetos simples, como as férias ou a ligação de câmaras em videoconferências desencadeiam reações diferentes e marcados pelas diferenças de valores, mas também de estilos de vida. As práticas tidas como racionais e universais, por isso, eficientes, podem revelar-se destrutivas e fonte de conflitualidade. A presente autoetnografia possibilitou à autora a consciencialização sobre o impacto da diversidade cultural na sua prática profissional. Proporciona também pistas para outros profissionais que trabalhem em organizações multiculturais.
Data do prémio6 jul. 2022
SupervisorMaria Isabel G. G. Castro Guimarães (Supervisor) & Eva Dias de Oliveira (Co-Orientador)

• Autoetnografia
  • Diversidade cultural