Visou a presente dissertação auxiliar na compreensão da realidade das Startups portuguesas no que respeita à sua Comunicação face aos desafios de Marketing que enfrentam, assim como, constituir um apoio para empreendedores e empresas que atuem em ambientes semelhantes ao estudado. Teve por base uma pesquisa bibliográfica, que incidiu na explanação e interligação dos conceitos relacionados com o tema, associada a uma investigação empírica, onde estudos de caso (compostos por entrevistas e grelhas de análise da presença das Startups nas redes sociais online) e inquéritos por questionário recolheram informações concretas sobre aqueles factos. Tendo em conta o contexto de crise nacional, o relevo dado aos conceitos de Startup e Empreendedorismo, assim como o peso que têm na economia portuguesa, e a escassez de análises académicas deste tipo, a apresentação destes exemplos de aprendizagem prática revela-se uma mais-valia. Ao longo da investigação foi percebida a crescente importância que vem sendo atribuída à Comunicação no seio das empresas. A apresentação ao mercado, a angariação de clientes, o alcance e a manutenção de uma posição competitiva dependem em grande parte dela. Deste modo, a consciência do peso que esta área representa, especialmente numa empresa startup é cada vez maior. Como principal forma de comunicar a marca o destaque é dado à Comunicação online. Esta satisfaz necessidades de rapidez e baixo custo, alcance geral e forte impacto. Ainda que os exemplos dados sejam pouco representativos de uma realidade tão extensa como a estudada, constituem uma importante fonte de conhecimento e de demonstração prática.
Data do prémio | 19 fev. 2015 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Carla Ganito (Supervisor) |
---|
- Comunicação
- Empreendedorismo
- Marketing empreendedor e startup
- Mestrado em Ciências da Comunicação
Os desafios de marketing nas startups portuguesas: da criação à fixação no mercado
Silva, M. F. S. G. D. A. E. (Aluno). 19 fev. 2015
Tese do aluno